Anúncio

Para o que serve a calda da folha de mamona?

Veja mais detalhes sobre a calda extraída dessa planta e conheça as suas principais finalidades!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 28 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Você sabe para o que serve a calda da folha da mamona? Confira hoje, aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, dicas e fique por dentro de todos os seus usos. Saiba quais as melhores formas de usá-la no cultivo de plantas. Além de conhecer todos os seus benefícios.

Continua depois da publicidade

Para o que serve a calda da folha da mamona?

A mamona é originária da Ásia e é uma planta bastante tóxica. Suas folhas se destacam pelo formato de estrela de oito pontas. Além disso, ela é cultivada pelos egípcios há séculos. Ela era usada para gerar um óleo para cuidar de ferramentas desse povo.

Continua depois da publicidade
Para o que serve a calda da folha de mamona? Foto: Canva Pro

Leia também: Qual a melhor laranja para cultivar em casa? Conheça algumas espécies

Quais são os benefícios que a calda da folha de mamona tem?

No geral, a calda da folha de mamona é bastante importante para o cultivo de plantas. Afinal, ela possui amplas vantagens, como ser inseticida, fertilizante e até fungicida. Além disso, ela ajuda no combate de doenças comuns nos jardins.

Seu uso não agride a natureza sendo indicado para todo tipo de plantas. Entretanto, há uma maneira para cada objetivo que tiver. Isto é, você pode misturá-la ao adubo que for usar. Ou pode borrifá-la sobre as plantas para acabar com pragas.

Caso haja muitos formigueiros no seu jardim ou pomar, você pode aplicar a calda sobre eles. Dessa forma, as formigas serão eliminadas rapidamente. Assim como o formigueiro ficará inabitável por muito tempo.

Qual é a melhor forma de preparar esse produto?

Seu preparo é bem simples e não exige muitos ingredientes. Primeiro, você deve separar quatro folhas de mamona para cada litro de água usado. Então, separa as folhas dos talos, descartando-os, pois não têm utilidade.

Em seguida, rasgue as folhas colhidas e armazene-as na água separada. Misture bem a solução com a ajuda de uma estaca ou uma colher. Você pode amassar as folhas para ajudar a extrair o máximo delas possíveis.

Então, deixe a mistura descansar por, no mínimo, doze horas em um lugar sem iluminação e arejado. Depois, coe bem o produto caseiro e dissolva cada litro da calda em nove litros de água. Você pode colocar tudo em um novo recipiente.

Cuidados que se deve ter com a calda da folha de mamona

Assim como os outros produtos líquidos de jardinagem, nunca aplique a calda durante as horas de sol. Afinal, há grandes riscos de causar queimaduras às plantas, prejudicando sua qualidade de vida. Aplique no nascer do sol ou no pôr do sol.

Como já foi dito, a mamona é uma planta muito tóxica. Por isso, você deve usar equipamentos de proteção para o seu manuseio. Além disso, nunca deixe o produto ao alcance de crianças e animais, pois eles podem se contaminar.

Calda folha de mamona
Para o que serve a calda da folha de mamona? Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se você está se perguntando como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como saber o nome de uma planta pelo Google?

Carregando comentários aguarde...
...