Anúncio

Para que serve o adubo de galinha? Veja a maneira ideal para usar e ter resultados incríveis!

Veja as vantagens de ter um adubo de galinha

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Duque de Caxias, 27 de maio de 2022, por Raiane de Melo — Você sabe para que serve o adubo de galinha? Descubra hoje, no Horta, Jardim & Cia do Folha GO, como conduzir, é importante saber para que serve o adubo de galinha, e se ele é o mais indicado para o seu plantio.

Continua depois da publicidade

Para que serve o adubo de galinha       

Por agir como uma esponja, o adubo de esterco de galinha é ótimo para manter o solo úmido, pois ele consegue acumular a água por mais tempo, diminuindo a necessidade de regas, e garantindo a drenagem do solo.

O adubo de galinha pode ser perfeito para quem não tem tempo de regar as plantas constantemente. Pois, além de evitar rachaduras no solo, ele também é uma grande fonte de nutrientes.

Continua depois da publicidade

Leia também: o que é o adubo bokashi? Saiba como utilizar em suas plantas de uma maneira incrível

Benefícios nutricionais

Para que serve o adubo de galinha
Para que serve o adubo de galinha — Foto: Canva Pró

Quando se fala em nutrientes, o adubo de galinha é bom para as plantas, isso porque ele é rico em cálcio, fósforo, nitrogênio e potássio. Portanto, ele também irá deixar o plantio nutritivo e saudável.

Outro benefício do adubo de galinha é que ele servirá de alimentos para os microrganismos que habitam o solo. Logo estes microrganismos, irão acelerar a decomposição dos nutrientes, e por consequência, crescimento das plantas.

Onde encontrar

Você pode comprar o adubo em lojas de plantas. Caso tenha um galinheiro, pode utilizar esterco e serragem para fazer o seu próprio adubo. Porém, ele pode levar até seis meses para ficar pronto, e não deve ser usado antes disso.

Como fazer adubo de galinha

Para fazer o adubo, separe todo esterco e um pouco de serragem, em seguida faça camadas intercaladas com o esterco e a serragem. Se quiser, pode adicionar uma camada de cascas de alimento para potencializar o seu adubo.

Cuidados ao usar adubo de galinha

Antes de aplicar o adubo de galinha nas plantas, você deverá conferir se ele já pode ser usado. Isso porque o esterco de galinha contém alta quantidade de bactérias, e acidez. Logo se for aplicado antes de virar adubo, podem acabar matando a sua plantação.

Para saber se o adubo já está pronto, você deve verificar se à terra já está úmida, sem mau cheiro e com coloração bem escurecida. Então se adubo tiver essas características, pode aplicá-lo sem medo.

Não exagere na quantidade

Apesar de nutritivo, e ajudar a manter o solo úmido, como já foi dito, o esterco ácido. Portanto, sua quantidade exagerada, pode ser tóxica para as suas plantas. Portanto, o ideal é aplicar aos poucos, e ir acompanhando o seu desempenho.

Os tipos de plantas ideais para o adubo de galinha

Você pode usar o adubo de galinha em qualquer plantação. Contudo, existem plantas que têm preferência por solos mais ácidos, como o pé de feijão, bananeira, manga e goiaba. Então com essa turma, você pode aplicar o adubo sem medo.

Gostou de aprender essas dicas?

Então leia também essa matéria do Estadão, escrita por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022 e saiba mais!

Leia também: como salvar uma planta muito seca? Veja métodos para evitar o replantio

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...