Anúncio

Plantio de pimenta dedo-de-moça: saiba como cultivar do jeito certo

A pimenta dedo-de-moça é muito utilizada na gastronomia, isso porque possui um ardor mediano, sendo ideal para o preparo dos pratos

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Ponta Grossa, 12 de agosto de 2022, por Beatriz Lisboa ─ Saber como realizar o plantio de pimenta dedo-de-moça é indispensável, pois essa planta além de poder ser usada para decorar o ambiente pode ser usada na culinária.

Continua depois da publicidade

Desse modo, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO apresenta dicas de cultivo. Veja mais a seguir!

Aprenda a fazer o plantio de pimenta dedo-de-moça

Se você gosta de uma comida mais picante e com o sabor marcante, a pimenta dedo-de-moça é uma ótima opção. A pimenta é nativa do Peru, essa planta é fácil de ser cultivada em solo brasileiro.

Continua depois da publicidade

Mas, para que você tenha ao seu alcance essa planta, é necessário saber como realizar o plantio de pimenta dedo-de-moça. Essa pimenta é uma das mais conhecidas no Brasil, isso porque o seu nível de ardência é considerado médio.

Ao longo deste artigo você vai aprender desde como preparar o solo antes de plantar até quando colher. Continue lendo e confira com mais detalhes!

Continua depois da publicidade

Preparo do solo

Antes de mais nada, você precisa escolher um local para plantar a pimenta dedo-de-moça. Você precisa saber que essa planta gosta de solos férteis, bem drenados e que sejam leves.

Então, o pH do solo deve ser o mais básico possível, sendo entre 5,5 a 7,5. Para que você consiga uma terra macia, misture areia com húmus de minhoca e terra.

Plantio

Plantio de pimenta dedo-de-moça
Plantio de pimenta dedo-de-moça – Imagem: Pixabay

Agora que você preparou o solo, chegou a hora de fazer o plantio de pimenta dedo-de-moça. Você deve saber que essa planta pode ser cultivada tato em vaso quanto diretamente no chão do seu jardim.

Caso você escolha plantar direto no chão, saiba que as covas precisam ter em torno de 1 cm de profundidade e um espaçamento entre uma cova e outra de pelo menos 30 cm. Mas, se você escolher plantar em um vaso, semeie em apenas uma cova cerca de 1 colher de chá de sementes.

Rega

A pimenta dedo-de-moça é um tipo de planta resiste ao calor, logo basta que você regue uma vez no dia durante o verão. Já durante o inverno, você deve regar apenas nos dias em que não chover e o solo estiver seco. Para que você consiga saber se o solo precisa ser regado ou não, mexa a terra com um palito de madeira, caso ele fique úmido, significa que o solo não precisa ser regado.

Clima

Em relação ao clima, é uma planta que gosta de temperaturas que variam entre 16° a 24° quando estão na fase de germinação. Contudo, quando passam dessa fase, a pimenta dedo-de-moça consegue suportar até 35°C. Por isso, deve pegar apenas 6 horas de sol.

Colheita

Por fim, tendo realizado o plantio de pimenta dedo-de-moça, saiba quando realizar a colheita. De modo geral, você pode colher após 50 dias após a pimenteira ter florido.

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...