Anúncio

Por que as orquídeas são consideradas inquilinas? Entenda agora mesmo o que acontece

As orquídeas são verdadeiras aliadas da decoração. São espécies delicadas e charmosas que se adaptam bem a diversos ambientes

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Você já se perguntou por que as orquídeas são consideradas inquilinas? Pois bem, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO explica tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Uma vez que é muito importante quando você decide plantar essa flor que consideramos exótica em sua casa. Já que ela precisa de alguns cuidados especiais. Então, confira a seguir.

Continua depois da publicidade

Descubra por que as orquídeas são consideradas inquilinas

As orquídeas são verdadeiras aliadas da decoração. Se tratam de espécies delicadas e charmosas. Além disso, se adaptam bem a diversos ambientes.

Dessa forma, com os cuidados certos, as plantas podem ser mantidas saudáveis ​​por muito tempo. No entanto, engana-se quem pensa que o cuidado precisa ser muito forte.

Continua depois da publicidade

O principal é regá-la somente 2 vezes na semana. Entretanto, evitando que o solo fique encharcado, mas sempre úmido. E o melhor horário é logo de manhã ou no fim da tarde.

A grande vantagem de cultivar orquídeas em casa é justamente o contrário. Uma vez que a manutenção pode ser feita com itens simples do dia a dia.

Inquilinas

Se você se pergunta por que as orquídeas são consideradas inquilinas, saiba que o inquilinismo se trata de uma relação ecológica.

No entanto, essa relação acontece entre diferentes espécies. Nesse sentido, no relacionamento uma das pessoas procura um abrigo, uma casa.

No inquilinismo, uma espécie vive (inquilinos) acima ou entre as outras espécies envolvidas sem causar nenhum dano a ela. Dessa forma, como pode ser visto, somente uma delas se beneficia da interação.

Veja também: Qual tipo de orquídea pode ser plantada na terra? Saiba como embelezar seu jardim

Plantas inquilinas

por que as orquídeas são consideradas inquilinas
Por que as orquídeas são consideradas inquilinas – Foto: Canva Pro

Na maior parte do tempo, essa relação termina se confundindo com simbiose. Porém, nesta última, o recurso que se busca é o alimento. Então, não é apenas o abrigo. Como principais exemplos de inquilinismo, pode-se destacar bromélias e orquídeas. As últimas que vivem acima de outras plantas.

Essas espécies de plantas não obtêm nutrientes das árvores, apenas para suporte. Portanto, eles não se consideram parasitas.

Além disso, chamam-se de epífitas. Ela se deriva da palavra grega que significa “na planta”. Caso você se pergunte quais são as vantagens dessas plantas que vivem em grandes árvores e não recebem nada delas.

Neste sentido, o benefício resultante é que nas partes mais altas da árvore, eles têm acesso a mais luz para o processo fotossintético. Como essas plantas vivem em florestas, obter luz é uma tarefa difícil para plantas pequenas.

Epífitas

A maioria das orquídeas são epífitas. Sendo assim, elas se agarram para sobreviver no tronco, que funciona apenas como suporte.

Utilizam-se dos nutrientes absorvidos pelo ar e pela chuva para a fotossíntese. Por isso é o por que as orquídeas são consideradas inquilinas.

As raízes das epífitas são cobertas por estruturas esponjosas chamadas “velamen”. Elas ajudam a absorver a água do ambiente.

Dentro do dossel, há os fungos que se conhecem por micorrizas que se colonizam. Além disso, decompõem toda a matéria orgânica transportada pelo ar. Garantindo que essa espécie de orquídea absorva os nutrientes de que precisa para se desenvolver.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão. Publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Carregando comentários aguarde...
...