Anúncio

Qual a melhor laranja para cultivar em casa? Conheça algumas espécies

Conheça algumas variedades de laranja que são ideais para cultivar no quintal, e confira algumas técnicas de cultivo para ter uma boa produção!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Hortolândia, 17 de junho de 2022, por Amanda Silveira ─ Está com dúvidas sobre qual é a melhor laranja para cultivar em casa? Confira hoje, aqui Horta Jardim & Cia do Folha GO, mais detalhes sobre o cultivo dessa deliciosa fruta, e saiba qual escolher para plantar e cultivar aí na sua casa. Veja o passo a passo de como deve ser feito o processo de plantio e tenha essa fruta sempre fresquinha e saborosa.

Continua depois da publicidade

Saiba qual é a melhor laranja para cultivar em casa

Já pensou em tomar uma suco de laranja docinho com frutas colhidas aí na sua casa? Espremido na hora, essa é a preferência quando se trata de suco de laranja.

A bebida fresca e natural atende bem o paladar dos brasileiros na hora de acompanhar lanches e refeições fora de casa, tanto que o suco de laranja é o mais pedido em bares, restaurantes e lanchonetes.

Continua depois da publicidade

Portanto, listamos os 4 melhores tipos de laranja para você cultivar, considerando a suculência, acidez e o sabor adocicado de cada um deles.

Laranja cultivar em casa
Qual a melhor laranja para cultivar em casa? Foto: Canva Pro

Leia também: Faça uma horta em latas de tinta e transforme seu ambiente com sustentabilidade

Laranja pera

Essa é a laranja mais consumida no Brasil. Por ter se adaptado muito bem ao clima, ela é produzida em todo país. Por ser fácil de cultivar fazem dela a campeã.

No entanto, ela tem outro diferencial: sua doçura. Apesar de ser uma das mais pequenas, o suco natural da laranja pera agrada ao paladar de todos por ser doce e um pouco ácido.

Laranja Seleta

A princípio, essa é uma uma das mais suculentas. Sua polpa garante uma boa quantidade de suco, por isso também é usada em receitas de bolo e doces. Além disso, saiba que a Laranja Seleta tem baixa acidez e é levemente doce. Porém, é menos cultivada que os demais tipos.

Laranja Lima

A Lima é a mais indicada para crianças e idosos. Sem nenhuma acidez e bastante doce, o suco deste tipo de laranja é suave e muito agradável aos paladares mais sensíveis. Portanto, é uma ótima opção para você cultivar.

Laranja Bahia

Acredita-se que esse tipo de laranja é derivado da Seleta. As duas têm as mesmas características. São suculentas, têm baixa acidez e ligeiramente doce. No entanto, a Bahia sofreu uma mutação natural e não tem sementes.

Como cultivar laranja através das sementes

Se você optar pelo plantio por sementes, retire-as da fruta e limpe-as bem, deixando-as livres de quaisquer resquícios. Depois, separe as mais saudáveis, aquelas que serão preparadas para o plantio.

Para preparar a sementes, mergulhe-as por, no máximo, um dia em água. Em seguida, se você for plantar laranja em vaso, escolha um recipiente pequeno e com furos embaixo para a drenagem da água. Deposite argila expandida e substrato, faça um pequeno furo e coloque as sementes, cobrindo-as em seguida.

Se você escolher plantar as sementes diretamente no solo, separe um local em que elas poderão crescer completamente. Assim como no plantio por estaquia, o solo deve ser permeável, pois pode encharcar e fazer apodrecer as raízes da planta.

Laranja cultivar em casa
Qual a melhor laranja para cultivar em casa? Foto: Canva Pro

Demais cuidados ao cultivar laranja

Para a planta crescer saudável e dar bons frutos, não basta apenas plantá-la corretamente. É preciso seguir os cuidados necessários durante toda a vida da árvore, oferecendo tudo o que ela precisa.

No entanto, no caso do plantio em vaso por semente, por exemplo, é preciso trocar o vaso da planta conforme ela for se desenvolvendo, até chegar em um recipiente suficientemente grande. Então, fique atento ao surgimento de ervas daninhas e ao aparecimento de pragas, que devem ser eliminadas.

Sobre a irrigação, a laranjeira gosta de um solo úmido, mas não encharcado. Por isso, regue-a conforme necessidade. A adubação também é importante para o desenvolvimento da árvore e deve ser feita a cada dois meses. Então, não se esqueça da poda para as partes mais saudáveis da planta se desenvolverem melhor.

Se for bem cuidada, a muda de laranjeira cresce e começa a dar frutas após cerca de três anos de cultivo. A partir daí, você poderá aproveitar as laranjas e todas as receitas possíveis com esse delicioso alimento!

Por fim, leia também: Quantas vezes devo regar as violetas? Aprenda as dicas infalíveis

Carregando comentários aguarde...
...