Anúncio

Qual a melhor maneira de plantar mandioquinha salsa? Veja aqui todas as dicas necessárias de cultivo

Veja como plantar mandioquinha salsa

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Afonso Cláudio, 13 de julho de 2022, por Sônia Lopes — É compreensível a vontade de cultivar mandioquinha para ter o alimento fresquinho. Porém, você sabe qual a melhor maneira de plantar mandioquinha salsa?

Continua depois da publicidade

Veja agora no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, dicas que vão ajudar.

Qual a melhor maneira de plantar mandioquinha salsa?

Apesar de ser simples de cultivar, a mandioquinha salsa tem os seus segredos. Então, para garantir um tubérculo suculento, descubra dicas infalíveis para plantar essa saborosa raiz.

Continua depois da publicidade

Aposte nas mudas das mandioquinha

Qual a melhor maneira de plantar mandioquinha salsa?
Qual a melhor maneira de plantar mandioquinha salsa? – Imagem: Canva Pro

A melhor maneira para plantar mandioquinhas são em mudas. Isso porque o seu desenvolvimento no início é extremamente criterioso, logo, o ideal é começar com uma planta bebê.

Respeite o espaço

Para crescer bem as mandioquinhas necessitam de espaço. Por isso, elas precisam ter pelo menos 30 cm de distância de outras plantações, inclusive, se for da mesma espécie. Além disso, em casos de grandes plantações, as fileiras precisam ter pelo menos 75 centímetros de distância uma da outra. Esses dois requisitos são fundamentais, pois sem eles, a planta acaba não se desenvolvendo de forma adequada.

Continua depois da publicidade

Elas não gostam de calor

Apesar de se adaptarem a climas quentes, para um desenvolvimento mais rápido e saudável as mandioquinhas precisam de um clima frio. Por isso, a temperatura ideal varia entre 15ºc a 18 °C, e em lugares de até 2.500 metros de altitude.

Elas amam sol

Parece um pouco controverso, mas tem locais que batem bastante sol, e ainda assim, faz frio. Desse modo, apesar de não gostar de calor é importante deixá-la em locais que tenham contato com o sol.

Escolha um solo rico

Antes de plantas as mudas, verifique se o solo é fértil, rico em nitrogênio, potássio e fósforo. Além disso, o solo precisa ter uma boa drenagem, e está completamente livre de pragas.

Não exagere nas regas das mandioquinha

A mandioquinha não suporta solo molhado. Isso porque a umidade em excesso, além de, favorecer a proliferação de pragas, também apodrece o tubérculo. Por isso, quando for regar, pondere na quantidade de água.

Faça rotas periódicas

Para um bom funcionamento o solo da mandioquinha precisa estar sempre limpo. Portanto, é importante remover toda sujeita periodicamente para garantir um bom desenvolvimento. Outro ponto fundamental é acompanhar o surgimento de pragas. Isso porque, a mandioca tende a atrair invasores, principalmente no primeiro ano de vida, por isso, fique sempre de olho.

Dicas para prevenir pragas no cultivo da mandioquinha

Em algumas situações as pragas são inevitáveis. Contudo, existem hábitos que previnem o surgimento desses hospedeiros inoportunos. Para isso, evite molhar a planta no período da noite, pois a umidade atrai parasitas noturnos. Outra solução, é fazer uma cerca de palha e capim antes mesmo de plantar. Então, para plantar, cave um buraco, em seguida, faça uma camada protetora de capim, assim, as pragas não terá como alastrar.

Carregando comentários aguarde...
...