Anúncio

Qual a melhor terra para iniciar o plantio de uma horta? Saiba agora mesmo

Aprenda mais sobre o solo ideal para o seu cultivo

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 30 de maio de 2022, por Karla Camacho – Veja qual a melhor terra para iniciar o plantio de uma horta hoje, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO. Tenha uma qualidade maior para a produção de seus alimentos, sejam verduras, sejam frutos. Afinal, não existe nada melhor do que a sensação de produzir alimentos orgânicos sem precisar ir às feiras livres para comprar, não é mesmo?

Continua depois da publicidade

Veja qual a melhor terra para horta

Para ter a melhor terra para começar sua própria horta em casa, você precisa entender que esse não é um processo para ser realizado em apenas um dia ou algumas horas. Afinal, é um pouco demorado e demanda paciência de quem deseja cultivar alimentos orgânicos em casa.

Continua depois da publicidade

Abaixo, falaremos sobre qual a melhor terra para iniciar o plantio de uma horta, visto que toda boa plantação começa com a preparação do solo. Dessa forma, essa é uma regra que deve ser respeitada para se obter qualidade para seus alimentos orgânicos. Veja abaixo:

Em seguida, confira também: Saiba Como Adubar A Terra Para Horta E As Principais Dicas De Cultivo

Escolha uma terra de qualidade

Se você pensa que é tudo igual, saiba que a melhor terra deve ser escolhida em alguma loja de jardinagem. Mas, caso você queira saber se o solo da sua casa pode servir para o cultivo de uma horta, faça um teste para saber a qualidade.

Para isso, pegue um pouco de terra com as mãos e aperte para sentir se ela é arenosa ou tenderá a esfarelar, visto que isso é um sinal de que é leve, porém pobre em nutrientes também.

Caso note que ela tem a consistência mais argilosa, saiba que ela é mais pesada e rica em nutrientes. Entretanto, também pode rachar de forma mais fácil durante o verão.

Por fim, caso sinta que a terra é mais limosa, saiba que ela é fértil e leve, ou seja, ideal para a maioria das hortaliças. Entretanto, apesar de ser a melhor terra, você precisa entender quais as necessidades da planta que deseja cultivar, visto que algumas até preferem os dois tipos de solo anteriores.

Mantenha a melhor terra adubada

Mantenha a melhor terra adubada - Reprodução Canva
Mantenha a melhor terra adubada – Reprodução Canva

Apesar de ser a melhor terra para iniciar o cultivo de uma horta, você precisa manter o solo sempre adubado, visto que os nutrientes são logo absorvidos pelas plantas. Por isso, precisam ser repostos para manter essa qualidade toda para sua horta.

Saiba mais cuidados para sua horta

Assim como a melhor terra é importante para iniciar uma horta em casa, alguns cuidados são essenciais para o desenvolvimento dos vegetais. Portanto, veja alguns nesta matéria do Globo, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.

Agora, saiba mais: Dicas Rápidas Para Plantar Beterrabas Na Garrafa Pet: Saiba Como Cultivá-Las Corretamente

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...