Anúncio

Qual é a época do plantio da pimenta? Saiba agora como cultivar os principais tipos

A pimenta é um fruto muito usado na gastronomia devido seu sabor picante e aroma. Além do seu sabor marcante é uma planta rica em vitaminas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Ponta Grossa, 14 de agosto de 2022, por Beatriz Lisboa ─ Saber qual é a época do plantio da pimenta é indispensável quando se quer cultivar essa planta em casa e usar no preparo de pratos.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO apresenta quando plantar cada tipo de pimenta. Acompanhe!

Descubra qual é a época do plantio da pimenta

A pimenta é uma planta muito apreciada pelos brasileiros, isso porque possui diferentes variações de ardência. Para saber o nível de ardência dessa planta você pode conferir a Escala de Scoville que foi criada em 1912 pelo
Wilbor Scoville.

Continua depois da publicidade

Mas, para que você possa ter pimentas ao seu alcance, é indispensável saber qual é a época do plantio da pimenta. Como verá a seguir, existem várias espécies de pimenta, logo você deve plantar cada uma em seu devido período do ano.

Sendo assim, a seguir você verá as principais pimentas, ou seja, as que mais são consumidas pelos brasileiros. Continue lendo e saiba com mais detalhes sobre cada uma.

Continua depois da publicidade

Pimenta dedo-de-moça

A pimenta dedo-de-moça pode ser planta em diferentes épocas do ano. Mas, você precisa ficar atento à região em que você mora, pois esse tipo de pimenta prefere temperaturas que variam entre 21° a 30°C.

Dessa forma, se você mora na região, sudeste você deve plantar entre os meses de dezembro e janeiro. Quem mora no sul do país deve semear em agosto e as demais regiões do país pode ser na primavera.

Pimenta do reino

Qual é a época do plantio da pimenta?
Qual é a época do plantio da pimenta? – Imagem: Pixabay

Agora, é a hora de saber qual é a época do plantio da pimenta do reino. Você deve plantar entre os meses de janeiro e fevereiro, isso porque, essa espécie de pimenta gosta de épocas mais chuvosos.

Malagueta

Se você mora em uma região mais quente, como no Nordeste e Centro Oeste, saiba que você pode plantar em qualquer época do ano, pois ela suporta temperaturas de até 27°C. Agora se você mora em uma região que faz mais frio, você deve plantar entre os meses de agosto a outubro, devido serem épocas do ano mais quente.

Pimenta de cheiro

A pimenta de cheiro pode ser cultivada em qualquer época do ano, pois ela gosta de temperaturas mais levadas. Mas, a vantagem dessa pimenta é que ela é resistente às épocas de chuva, apenas tenha cuidado para não deixá-la exposta à umidade excessiva.

Pimenta biquinho

Por último, qual é a época do plantio da pimenta biquinho. A pimenta biquinho é uma espécie que gosta de climas tropical e subtropical. Logo, você pode planta essa pimenta em qualquer época do ano, desde que a temperatura esteja no mínimo 18°C e no máximo 35°C.

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...