Anúncio

Qual o benefício do carvão nas suculentas? Entenda melhor e saiba como utilizá-lo

As suculentas são pequenas plantas que fazem parte da família dos cactos. Embora sejam fáceis de serem cultivadas, confira quais cuidados ter com essa planta

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Ponta Grossa, 18 de agosto de 2022, por Beatriz Lisboa ─ Saber qual é o benefício do carvão nas suculentas é indispensável, pois ao saber quais são os benefícios do carvão para essa planta.

Continua depois da publicidade

Tendo isso em vista, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO apresenta dicas de como cuidar dessa planta e os benefício do carvão para ela. Acompanhe!

Descubra qual é o benefício do carvão nas suculentas

De origem africana, as suculentas são nativas de um clima árido e podem ser encontradas em uma grande variedade. Mas, com o passar dos anos se adaptou ao clima e solo brasileiro, sendo o tropical e temperado.

Continua depois da publicidade

Mas, para que você consiga cultivar essa planta de forma saudável e que fique bonita, você precisa descobrir qual é o benefício do carvão nas suculentas. Ao longo deste artigo você vai aprender desde qual é o solo mais indicado para essa planta até como preparar o terra.

Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre essa planta e o seu solo. Afinal, por mais que seja uma planta fácil de ser cultivada, é preciso ter certos cuidados para que ela cresça bonita.

Continua depois da publicidade

Solo ideal para as suculentas

Primeiramente, você precisa saber qual é o tipo de solo ideal para as suculentas. Embora as suculentas não sejam exigentes com relação à solos que sejam bem adubados, por outro lado gostam de solos bem drenados.

Então, o solo das suculentas, para que seja drenável, você precisa deixar ele sempre solto e poroso. Dessa forma, a mistura precisa filtrar a água com facilidade, sem que a água fique acumulada na raiz da planta.

Adubação

Qual o benefício do carvão nas suculentas?
Qual o benefício do carvão nas suculentas? – Imagem: Pixabay

Antes de você saber qual é o benefício do carvão nas suculentas, entenda sobre o tipo de adubação que as suculentas gostam. Sendo assim, você não pode deixar as suculentas sem os seguintes nutrientes: nitrogênio, fósforo e potássio.

Para isso, existe o adubo conhecido popularmente como NPK. O ideal é que você use o do tipo 10-10-10, pois ele possui três partes iguais dos três compostos químicos.

Benefício do carvão

Antes de mais nada, saiba que você não deve usar cinza ou carvão que foi utilizado em churrasco, pois ele possui gordura e pode acabar atraindo formiga. Portanto, você deve usar sempre um carvão novo, direto do saco.

O benefício do carvão para as suculentas é que ele ajuda prevenir contras os fungos que atinge as raízes das suculentas, isso porque evita o acumulo da umidade. Além disso, quando misturado à terra contribui para um solo mais drenável.

Outro ponto importante, é que você deve colocar uma camada de pedra brita no fundo do vaso e somente depois colocar o carvão. Pois assim, o carvão vai ficar mais em contato com a raiz da planta.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...