Anúncio

Qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz? Saiba agora mesmo

Tenha plantas saudáveis e sempre hidratadas de forma correta

Anúncio


Continua depois da publicidade

As plantas podem trazer diversos benefícios para nossa saúde e até mesmo aumentar a sensação de bem-estar, além de deixar os ambientes mais bonitos. Contudo é preciso estar atento para alguns cuidados primordiais para ter plantas sempre saudáveis, como por exemplo a questão da rega. Pensando nisso, confira hoje 15 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta e Jardim & Cia do Folha Go quais são os melhores horários para regas as plantas de uma forma segura e eficaz.

Continua depois da publicidade

Qual o melhor horário para regar as plantas?

Como a maioria das pessoas deve saber, a rega é um dos cuidados essenciais para que as plantas possam sobreviver. Dessa forma, é obvio que cada planta possui uma quantidade de rega específica, variando os ml e constância das vezes.

Além disso, as flores que entram mais em contato com o sol são as que mais precisam de cuidado em relação a manutenção da irrigação. Isso porque, devido ao alto calor das temperaturas a água acabando evaporando mais rápido. Além disso, para se manter saudável a planta sob essas condições acaba tendo que consumir uma quantidade maior de água para conseguir se manter.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, existem algumas formas de fazer com que o processo da evaporação não atue drasticamente interferindo no processo de hidratação das plantas. Este está relacionado com o horário para fazer a irrigação.

Leia mais: 3 Adubos Caseiros Que Salvam Qualquer Planta; Muito Fáceis De Fazer

Veja os horários ideais

Qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz. Foto: Canva Pro.

De forma geral, o melhor horário para regar uma planta é pela manhã ou ao final da tarde, de preferência depois das 16 horas. Isso porque o sol não está tão forte, portanto, a água consegue chegar até as raízes das plantas. Dessa forma, você pode fazer a rega e deixar a planta exposta ao sol nesses horários. Além de não atrapalhar a hidratação ainda são os horários em que os raios solares não são tão fortes, ideais para a fotossíntese da maioria das plantas de forma segura.

Com isso o que se deve evitar é a rega pela noite, visto que o longo tempo em que ela não vai estar exposta a nenhuma iluminação pode ocasionar no acúmulo de água, e acabar atraindo fungos. Além disso, para hortas e canteiras que são cultivadas em locais mais frios ou muito úmidos é ainda mais importante ficar atento aos horários da rega. Lembre-se, o momento ideal para fazer a irrigação de uma planta, geralmente, é quando a terra está seca.

Dicas para acertar na hora de regar sua planta

Qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz. Foto: Canva Pro.

Além de estar atento(a) ao horário da rega, existem outras ferramentas para que você não erra na hora de hidratar sua planta. Principalmente para quem mora em locais frios, ou para plantas que não precisam de muita água, o uso de borrifadores pode ser ideal. Isso porque esse instrumento é capaz de pulverizar a água e espalhá-la sem encharcar a terra.

Por fim, gostou de conhecer os melhores horários para regas as plantas? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: Veja como cultivar tomilho: confira todas as dicas para ter essa planta em casa

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...