Anúncio

Quando devo substituir o substrato das plantas? Entenda se é necessário

Veja alguns cuidados que você adotar durante o cultivo das plantas, para evitar fazer a troca do substrato!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Costuma cultivar plantas em vasos e canteiros, e está com dúvidas sobre o substrato? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar sobre quando é necessário substituir o substrato das plantas e se esse procedimento pode ser evitado. Isso porque, ao remover uma planta que está sendo cultivada em determinado solo e replantá-la em um substrato novo, pode haver riscos da planta vir à morrer.

Continua depois da publicidade

Quando devo substituir o substrato das plantas?

Está com dúvidas sobre quando é necessário efetuar a troca? Essa é uma pergunta muito comum, entre os entusiastas de jardinagem.  A princípio, existem dois momentos ideais para substituir a terra, sem acabar danificando a sua planta por acidente ou até mesmo matando ela.

Continua depois da publicidade
Quando substituir substrato plantas
Quando devo substituir o substrato das plantas? Entenda se é necessário. Foto: Canva Pro

Leia também: Como criar raízes em rosas usando chá mate? Dá muito certo!

Substrato ausente de nutrientes

Primeiramente, temos um dos momentos onde é necessário substituir o substrato das plantas. Isso porque, quando o substrato é muito antigo ele costuma ter muitas plantas presas abaixo do solo, fazendo com que perca nutrientes rapidamente.

Nesse caso é preciso fazer a substituição do substrato, porque ele já está velho por isso precisa ser trocado por outro que seja mais fértil. Para que possa dar os nutrientes que a planta precisa para conseguir crescer, e não acabe morrendo por desnutrição severa.

Como evitar que a terra perca os nutrientes?

Agora, no caso do substrato ser velho, é possível impedir a troca do substrato das plantas. Ao colocar os nutrientes que o solo precisa na sua terra, para que seja possível tornar ela fértil novamente para fornecer tudo que ela precisa para poder crescer forte.

Portanto, para fazer isso use um adubo para dar os seus nutrientes, os melhores são os adubos orgânicos, que não irão afetar o cultivo de forma agressiva, ou acabar mudando a forma que o substrato age sobre o cultivo. Por isso, opte pelos adubos mais naturais.

Doenças que afetam o substrato: é preciso substituí-lo em casos como esses?

Se a sua planta passou por algum tipo de doença, como fungos, vírus e também bactérias, substrato pode acabar sendo danificado ou se tornando inadequado para o cultivo. Isso porque, a presença de doença no substrato, irá impedir que o crescimento do cultivo ocorra de forma correta.

Sendo assim, nesses casos é preciso substituir o substrato das plantas. Isso porque, a doença pode ser contagiosa e pode acabar retornando para a sua planta. Por isso, troque o substrato e também faça a limpeza do seu vaso para eliminar qualquer doença.

Qual é o momento correto para fazer a troca de vaso?

Saiba que é preciso substituir o vaso naqueles momentos que for possível perceber que as raízes estão se apertando. E se a sua planta está crescendo muito rápido, e ficando cada vez maior, nesses momentos um transplante é necessário.

Quando substituir substrato plantas
Quando devo substituir o substrato das plantas? Entenda se é necessário. Foto: Canva Pro

Sugestões de leitura

Como você gostou do nosso artigo, confira esta sugestão de artigo de Vanessa D’Amaro publicada pela Casa Vogue em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Adubo para salvar plantas amareladas: aprenda a fazer em sua casa

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...