Anúncio

Quantas vezes regar manjericão? Saiba qual a frequência ideal para manter a planta saudável

O manjericão é uma erva que possui muitas propriedades nutricionais, pois é uma planta rica em vitaminas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Ponta Grossa, 18 de agosto de 2022, por Beatriz Lisboa ─ Saber quantas vezes regar manjericão é indispensável, pois caso você não regue na medida certa, você pode acabar perdendo essa planta.

Continua depois da publicidade

Para isso, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO mostra dicas de como cuidar dessa planta da forma certa.

Aprenda a quantas vezes regar o manjericão

O manjericão é uma planta muito usada na gastronomia, pois além de ser saboroso e aromático, possui diversos nutrientes. Essa planta é rica em vitamina A, C, B1, B2 e B3, além de minerais, como o cálcio, fósforo e o ferro, o que faz com que seja antioxidante e anti-inflamatório.

Continua depois da publicidade

Mas, para que você ao seu alcance essa planta, é necessário saber quantas vezes regar manjericão. A boa notícia é que além de ser uma planta rica em nutrientes você verá que é fácil de cultivar.

Para isso, você deve saber sobre o clima e a iluminação que é mais adequada para o manjericão. Como também, o preparo do solo, a rega e o tempo certo da colheita. Confira!

Continua depois da publicidade

Clima

O manjericão é uma hortaliça que se adapta muito fácil a climas do tipo equatorial, subtropical e tropical. Dessa maneira, você deve cultivá-lo a uma temperatura que varie entre 18° a 28°C, logo é uma planta que não tolera geadas e calor excessivo.

Iluminação

Quantas veze regar manjericão
Quantas vezes regar manjericão – Imagem: Pixabay

Antes de saber quantas vezes regar manjericão, você precisa saber sobre a quantidade de luz que o manjericão precisa receber. Devido ser uma planta que não tolera altas temperaturas, você deve deixar o manjericão exposto ao sol entre 4 a 6 horas diariamente ou na meia sombra.

Solo

Em relação ao solo, o manjericão é uma planta que gosto de um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Portanto, você deve misturar junto com a terra, 1/3 de areia e húmus de minhoca.

Além disso, para que o solo fique ainda mais fértil, use adubo do tipo NPK 10-10-10, ou seja, que tenha três partes iguais de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

Colheita

As vantagens de plantar o manjericão é que ele é uma planta que cresce rápido. Mas, quando essa planta atinge cerca de 20 cm de altura você já pode colher algumas folhas para consumir, mas lembre-se que você só pode colher as folhas mais velhas.

Rega

Por fim, para que seu manjericão cresça saudável, você precisa saber quantas vezes regar manjericão. Assim como qualquer tipo de planta, o solo não pode ficar encharcado, caso contrário a raiz pode apodrecer.

Sendo assim, você deve regar todos os dias de manhã, isso durante o verão. Já no inverno, basta regar os dias em que não chover e o solo estiver seco. Para saber se o solo precisa ser regado mecha a terra com o dedo e caso não sinta umidade nenhuma regue a planta.

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...