Anúncio

Quanto tempo demora para florescer um pé de ipê? Descubra e cultive agora mesmo

Logo logo elas começam a decorar os canteiros das ruas!

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 23 de maio de 2022, por Lorena Rogenski ─ “Quanto tempo demora para florescer um pé de ipê?”, é uma dúvida que muitos jardineiros possuem. Afinal, assim como qualquer espécie, o ipê demora algum tempo para se desenvolver e nascer folhas lindas. Nesta data, o Horta Jardim & Cia apresenta o período para o florescimento do pé de ipê acontecer.

Continua depois da publicidade

Quanto tempo demora para florescer um pé de ipê

Saber quanto tempo demora para florescer um pé de ipê é do interesse de vários jardineiros da espécie. Em um aspecto geral, o pé de ipê demora quatro anos para dar as primeiras flores. Além disso, demora um bom tempo para que as árvores plantadas floresçam.

Continua depois da publicidade

Entretanto, assim que o plantio da espécie é realizado, os agricultores já sabem o período que leva para verem os primeiros resultados.

Quantas vezes o ipê floresce no ano

As árvores de ipê costumam florescer durante o inverno e a primavera. A espécie de ipê roxo é a primeira a atingir a fase de florescimento: durante as regiões mais quentes, mais precisamente em junho a agosto. Por outro lado, isso acontece um pouco antes em regiões mais frias.

Já o ipê amarelo costuma florescer entre agosto e setembro. Para finalizar, a espécie de ipê branco floresce entre setembro e outubro.

Veja também: Flor que parece uma estrela? Conheça essa belezura e confira dicas de cultivo

Quanto tempo vive o ipê

Quanto tempo demora para florescer um pé de ipê
Quanto tempo demora para florescer um pé de ipê – Reprodução Canva

Quando todos os cuidados são oferecidos para a espécie, ela consegue atingir os 80 anos de idade. Por esse motivo, essa árvore é uma grande atração dentro dos jardins.

O ipê é uma espécie bela, além de servir como abrigo para diferentes espécies de aves, entre elas: João-de-barro, Tucanuçu e a Marreca-cabocla.

Qual época do ano o ipê floresce

Primeiramente, existem mais de 40 espécies de ipê no Brasil, mas as mais comuns são: ipê-amarelo e ipê-roxo.

Essas espécies costumam florescer nos meses de julho a setembro, ou seja, no final do inverno e no início da primavera.

Dicas para o ipê florescer

Assim que realizar o plantio do ipê, algumas técnicas podem auxiliar em seu florescimento, como:

Luminosidade: Durante a primavera e o verão, com os dias mais longos, as plantas que, então, florescem são conhecidas como “plantas de dias longos”. Já no outono e no inverno, com os dias mais curtos, o ipê costuma florescer.

Água: A água é um elemento essencial para o pé de ipê, já que estimula ou atrasa o florescimento da espécie. Os ipês costumam florescer em épocas de seca, ou seja, durante a floração evite o excesso de irrigação.

Adubo: A fertilização é importante para o desenvolvimento de qualquer espécie. Portanto, tenha certeza que o pé de ipê está bem nutrido, com todos os nutrientes e micronutrientes necessários.

Temperatura: O pé de ipê costuma, portanto, florescer em épocas onde as temperaturas são mais baixas.

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...