Anúncio

Quer plantar jaca? Confira esse tutorial prático para cultivar corretamente

Descubra como fazer essa plantação para nunca mais precisar procurá-la no mercado

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Duque de Caxias, 29 de maio de 2022, por Catarina Carla — Suculenta e gostosa, a jaca é a queridinha dos brasileiros. Porém, nem sempre é fácil encontrá-las nos mercados. Por isso, você sabe como plantar jaca? Descubra hoje, aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO,  agora é garanta um fruto fresco à sua disposição.

Continua depois da publicidade

Você sabe como plantar jaca?

Uma boa plantação de jaca não tem muitos segredos. Entretanto, alguns cuidados, e métodos devem ser seguidos de forma rigorosa para garantir bons frutos, e um crescimento saudável.

Leia também: descubra 4 maneiras incríveis de reaproveitar bagaço do limão

Continua depois da publicidade

Escolha o período ideal

Como plantar jaca?
Como plantar jaca? Fonte: Canva Pró

As jaqueiras amam sol, contudo para ter um desenvolvimento saudável precisa também de locais úmidos. Portanto, quando for cultivar, dê preferência a dias mais ensolarados de no mínimo 25.º, e regue o solo diariamente.

Assim as melhores estações para começar o cultivo da jaqueira são entre o início da primavera, até o final do outono. Logo antes de cultivar é sempre importante verificar a estação do ano em que se encontra.

Como fazer a muda de jaca

O recomendado para o início das plantações de jacas é com as semeaduras indiretas. Ou seja, consiste em fazer mudas locais temporários, até que as sementes germinem, e elas tenham tamanho para serem transportadas ao local definitivo.

Comece preparando o recipiente

Para fazer a muda você pode utilizar garrafa pete ou caixa de ovos, e em seguida, fazer furos no fundo. Depois você irá fazer uma leve camada de pedras pequenas ou pedaços de cerâmica para ajudar com a drenagem.

Escolha bem à terra

As jaqueiras gostam de terras mais densas, logo dê preferência a areias mais argilosas. Outro ponto é que à terra precisa ser bem adubada, para as jacas adubos com base em esterco de curral são os ideais.

Saiba quando transportar a muda de jaca

Antes de retirar a sua mudinha do recipiente temporário para o definitivo, garanta que ela tenha pelo menos vinte centímetros de altura. Portanto, será necessário medi-las antes de tomar qualquer decisão.

Respeitar o tamanho mínimo é muito importante porque caso seja feito antes, as raízes podem não estar bem fixadas no solo. Logo isso fará com que a planta acabe se desfazendo, e venha a falecer.

Cuidado na hora de escolher o local definitivo da jaca

As jaqueiras são árvore de grande porte, podendo chegar até vinte metros de altura. Logo após quando for transportá-la para um local definitivo, ele deve ser de no mínimo cinquenta centímetros de altura, largura e profundidade.

Exercite a sua paciência

Por fim, as plantações de jaca levam em torno de três a cinco anos para começar a produzir frutos. Os seus frutos só ficam maduros sete meses após o florescimento. Portanto, nada depressa, hein?

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: segredos da zamioculca; veja como preparar o ambiente ideal para recebe-la

GUIA COMPLETO sobre como CUIDAR de uma SAMAMBAIA

Carregando comentários aguarde...
...