Anúncio

Quer saber como evitar que a tiririca tome conta do jardim? Veja dicas descomplicadas

Aprenda como não deixar que a tiririca tome conta do seu jardim

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 02 de agosto de 2022, por Karla Camacho – Sabia que a planta que conhecemos como tiririca possui um nome científico complexo? Cyperus rotundus é o nome da planta que atrapalha o desenvolvimento do nosso jardim e que precisa ser eliminada.

Continua depois da publicidade

Por isso, veja aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO como evitar que a tiririca tome conta do jardim com algumas práticas simples.

Veja como evitar que a tiririca tome conta do jardim

Se você chama a tiririca e junca ou Capim-dandá, queremos que entenda que estamos falando da mesma planta e a questão aqui não é sobre o nome dela, mas sobre como evitar que ela tome conta do jardim. Por isso, se você já se deparou com elas estragando suas flores debaixo para cima do solo, veja algumas dicas pra evitar que a tiririca tome conta do jardim.

Continua depois da publicidade

Prevenção

Tiririca - Reprodução Freepik
Tiririca – Reprodução Freepik

A melhor forma para evitar que a tiririca tome conta do jardim é prevenindo sua área verde para que ela não apareça. Isso deve ser feito desde a preparação do solo. Por exemplo, se você deseja usar uma terra com adubo ou de outro local que não seja do seu terreno, sempre verifique se não existem raízes e rizomas de outras plantas que foram trazidas junto.

Continua depois da publicidade

Afinal, caso tenha qualquer ramificação na terra para adicionar ao solo do seu jardim, as chances de serem de tiriricas são grandes e ela logo se desenvolverá em um terreno repleto de nutrientes, umidade e luz solar que você oferece para suas flores.

Igualmente importante, certifique-se sobre a qualidade de sementes adquiridas para o cultivo de suas plantas e cubra o solo com palha ou capim seco para evitar o aparecimento de tiririca e de outras ervas daninhas igualmente prejudiciais para sua plantação.

Caso queira fazer um jardim em áreas que eram repletas de tiriricas, não mexa o solo. Isso vai estimular o desenvolvimento de outras ervas daninhas que estão enterradas. Nesse caso, use um herbicida com baixa carga de resíduos antes de começar a cultivar suas plantas.

Controle

Caso não tenha acompanhado a dica acima antes de começar seu jardim e agora essas ervas daninhas já se espalharam, faça o controle corretamente para diminuir o estrago em seu jardim. Para isso, contrate um profissional especializado para que ele possa identificar o potencial de infestação no solo para oferecer o melhor tratamento para cada caso.

O controle químico e o controle mecânico são os métodos mais indicados para evitar que a tiririca tome conta do jardim em caso de infestação. Apenas especialistas devem aplicar os herbicidas.

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...