Anúncio

Saiba agora mesmo por qual motivo os cactos têm espinhos e fique por dentro dessa curiosidade impressionante

Confira de uma vez por todas o porque dos cactos possuem espinhos

Foto do revisor (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Revisado por: (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 31 de maio de 2022, por Karla Camacho – Saiba hoje aqui no Blog Horta, Jardim e Cia, porque os cactos têm espinhos e outras plantas não têm? Por os cactos serem espécies de plantas xerófilas, ou seja, vivem em ambientes de condições extremamente quentes e secas e, por causa disso, precisam armazenar água para suportar esse ambiente de pouca umidade.

Continua depois da publicidade

Veja por que os cactos têm espinhos

As plantas passaram por milhões de anos evolutivos, portanto, sempre buscaram formas de se adaptar ao clima e à região em que vivem. Portanto, os cactos que, como todos devem imaginar, são nativos de clima árido precisaram encontrar formas de suportar tanto o calor extremo quanto a falta de umidade do ar.

Continua depois da publicidade

Afinal, todas as plantas passam pelo processo de fotossíntese e isso faz com que elas percam água para o ar por meio do processo de evaporação. No entanto, como os cactos vivem sob condições extremas. A evaporação acontece muito rápido e, para evitar que a planta morra, a sua genética desenvolveu espinhos para diminuir esse fenômeno e reduzir a perda de água pela planta.

Sendo assim, leia a seguir: Quanto Tempo Demora Para Florescer Uma Violeta? Veja Dicas Importantes De Cultivo

Os espinhos são as folhas dos cactos

cactos têm espinhos - Reprodução Canva
cactos têm espinhos – Reprodução Canva

Se você se lembra das aulas de biologia, então deve saber que as plantas apresentam folhas e o processo de fotossíntese acontece por meio delas. Portanto, como os cactos vivem em condições de temperaturas muito elevadas, as suas folhas se adaptaram para um tamanho muito reduzido para diminuir a superfície de contato. Consequentemente, a evaporação.

Nesse sentido, podemos dizer que as folhas dos cactos são, na verdade, os seus espinhos. Devido ao seu formato alongado e diminuto, a perda de água dessas plantas xerófilas é bastante reduzida.

Proteção contra predadores

Outro ponto interessante a respeito dos espinhos dos cactos é a proteção que essa estrutura natural dessas plantas oferece para essas espécies.

Afinal, você já deve ter notado que essas plantas ficam isoladas em áreas onde existem poucas opções de alimentos, não é mesmo? Portanto, seriam como um banquete para os animais que vivem nessas condições extremas se não fossem pelos seus espinhos.

Desenvolvidos no decorrer de um processo evolutivo de milhões de anos, os espinhos protegem essas plantas contra o ataque desses animais. Afinal, os herbívoros pensam duas vezes antes de comer essas plantas que podem causar ferimentos tão graves.

Saiba mais sobre outras plantas

Os cactos podem ser cultivados até dentro da sua casa, assim como outras espécies que você confere nesta matéria do Casa Vogue, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.

Por fim, leia também: Conheça 03 Plantas Que Fazem Um Chá Delicioso E Que São Fáceis De Cultivar

GUIA COMPLETO sobre como CUIDAR de uma SAMAMBAIA

Carregando comentários aguarde...
...