Anúncio

Saiba como cultivar a hortelã em casa para deixar a planta com muitas folhas; veja dicas de cultivo

Veja tudo sobre essa planta ideal para sua casa

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Duque de Caxias, 07 de junho de 2022, por Catarina Carla — Aprenda hoje, aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, a como cultivar a hortelã em casa e deixar bem cheia, uma planta nativa da Ásia e mundialmente conhecida.

Continua depois da publicidade

Como cultivar a hortelã em casa e deixar bem cheia

A hortelã é muito usada principalmente na culinária e em uma variedade de pratos. É uma essência aromática que realça o sabor ou realça o sabor dos alimentos. Também é usado como planta medicinal devido a suas propriedades mais básicas no tratamento de certas doenças. Trata dores de cabeça, problemas estomacais, insônia, cólicas e colesterol. Vale a pena cultivar em casa, principalmente a sua essência!

Continua depois da publicidade

Leia também: veja a dica valiosa para o antúrio florescer bastante

Aprenda a cultivar hortelã em um vaso

Como cultivar hortelã em casa e deixar bem cheia
Como cultivar hortelã em casa e deixar bem cheia — Foto: Canva Pró.

Sementes ou mudas podemos utilizar para plantio, sempre em local definido. É necessário um sistema de drenagem no vaso, elaborado de argila expandida, pedrinhas e areia no fundo, pois o solo não fica encharcado.

Continua depois da publicidade

Os vasos devem ter pelo menos 30 cm de diâmetro e ter furos no fundo, para ajudar na drenagem. Para as sementes, devemos plantar com composto orgânico, no mínimo 1/3 do vaso, para germinarem a tempo e as mudas fiquem firmes.

Substratos necessários para hortelã e fertilização

O solo tem que esta sempre fértil e rico em nutrientes, pois desse modo, a hortelã uma planta que precisa de muito suporte, pois suas raízes são facilmente enfraquecidas. O solo sem ingredientes retarda o crescimento e mata as plantas. Assim sua adubação, deve ser feita mensalmente para que seu crescimento não prejudique.

Se a planta tiver algum defeito, ela precisa de mais fertilizante para crescer. Os fertilizantes são o principal componente das plantas. O solo deve ficar sempre úmido e regado com frequência para não secar, pois, como mencionado acima, o sistema radicular é frágil e morre sem água. No entanto, não deve ser encharcado.

Onde a hortelã se deve colocar e a rega ideal?

Não plante balas em áreas com ventos fortes, pois elas não resistirão. Suas folhas morrem no vento constante, então proteja a planta. Deve haver sombra parcial e não expor a hortelã à luz solar intensa, pois isso pode queimar suas folhas e afetar seu desenvolvimento. Em climas mais quentes, solos mais úmidos valem mais do que o sol!

Cuidados com Hortelã

Por fim, se as plantas estão fortes e em desenvolvimento, é hora de colher a hortelã. Mas tome cuidado para não puxá-lo para fora do vaso, ferindo as raízes e afetando o desenvolvimento de novas folhas. As colheitas podem ser feitas três vezes por ano durante cinco a seis anos sem replantar a hortelã.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas de agricultura? Visite a Casa Vogue para dicas sobre o jardim de especiarias novas, publicadas por Vanessa D’Amaro em 27 de junho de 2020.

Leia também: como fazer muda de romã por estaquia? Descubra como ter essa planta em casa

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...