Anúncio

Saiba como cultivar chuchu com técnicas infalíveis e certeiras; confira todas elas agora mesmo

O chuchu é uma planta trepadeira que pode ser cultivada em vasos em casa. É um vegetal com uma série de benefícios para a saúde do consumidor

Foto do revisor (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Revisado por: (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Deseja saber o método correto de como cultivar chuchu em vaso? Então, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO ensina a plantar este alimento que está muito presente nas refeições dos brasileiros e, apesar de muitos acharem que ele não tem sabor, ele possui muitos benefícios para a saúde, pois é rico em vitaminas, fibras e tem um efeito diurético que beneficia os rins.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar chuchu em vaso

O chuchu é uma planta trepadeira que pode ser cultivada em vasos em casa. É um vegetal com uma série de benefícios para a saúde do consumidor.

Além de ser baixo em calorias, é rico em água e vitamina C, que está ligada ao envelhecimento prematuro, pressão arterial mais baixa, manutenção do peso e prevenção de doenças relacionadas ao peso e à constipação. Pensando nisso, preparamos este artigo para tirar todas as suas dúvidas a respeito do plantio desse vegetal.

Continua depois da publicidade

Como plantar

O primeiro passo de como cultivar chuchu em vaso é colocá-lo na horizontal e cubra com 10 cm de terra fértil. Em seguida, deixe a planta crescer em um local ensolarado e quente. Nesse sentido, tente mantê-la regada regularmente e não deixe o solo secar, mas regue com cuidado para evitar poças.

Então, uma vez que o chuchu tenha germinado e tenha mais de 15 cm de altura, você pode plantá-lo em solo direto, ao sol, protegido do vento e usando um suporte (como tela de arame) para que o chuchu possa crescer até 2 metros.

Como todas as cucurbitáceas, elas têm um amplo suprimento de fertilizante, 3 kg por planta. Além disso, você também pode continuar a cultivá-los em um pátio ensolarado e à prova de vento. Lembre-se que o chuchu deve ser cultivado em vasos ou recipientes de no mínimo 15 litros e adubado.

Veja também: Faça uma horta em vasos pequenos: veja dicas para espaços pequenos

Quando o chuchu pode ser colhido?

como cultivar chuchu em vaso
Como cultivar chuchu em vaso – Imagem: Pixabay

Agora que você já sabe como cultivar chuchu em vaso, descubra como fazer a colheita. Normalmente, você pode começar a colher chuchu 90 dias após o plantio. A época de colheita depende muito da variedade escolhida e das condições climáticas da sua região, podendo durar até 120 dias.

Um bom indicador de que a colheita do chuchu é iminente é a abertura das flores da planta. As duas semanas após este ponto podem ser um bom momento para começar a colheita.

Outras dicas

Certifique-se de colher o chuchu enquanto eles ainda estão macios para garantir sua qualidade. Um sinal claro de que você pode estar colhendo tarde demais, a aparência do chuchu começa a “rachar” no final.

Como o chuchuzeiro é perene, pode produzir por vários anos. Se você vive nos trópicos sem invernos rigorosos e secas extremas, seus rendimentos podem ser muito grandes. Na época da colheita, algumas pessoas usam não apenas o chuchu, mas também suas folhas e raízes para consumo.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...