Anúncio

Saiba como é realizado o cultivo de mandioca: veja quais são as etapas necessárias

Conhecida como mandioca, macaxeira ou aipim, é uma planta que pode ser cultivada em todo o território brasileiro

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Ponta Grossa, 10 de agosto de 2022, por Beatriz Lisboa ─ Aprenda como é realizado o cultivo da mandioca, pois você vai poder usar essa planta de diversas maneiras na culinária.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO apresenta dicas de como ter essa planta em casa. Confira!

Descubra como é realizado o cultivo da mandioca

Conhecida popularmente como mandioca, aipim e macaxeira, seu nome científico é Manihot Esculenta Crantz. A forma de consumir essa planta é sua raiz, a qual é cozida no preparo de pratos típicos do Brasil.

Continua depois da publicidade

Então, para que você consiga ter a mandioca em casa, saber como é realizado o cultivo da mandioca é fundamental. De modo geral, existem várias espécies de mandioca que você pode plantar, mas a mais consumida no Brasil é a do tipo Maniva, sendo fácil de ser cultivada no quintal de casa.

Continua depois da publicidade

Embora seja uma planta simples, você precisa ter certos cuidados com ela. Por isso, continue lendo e aprenda desde como preparar o solo até sobre o clima que essa planta mais gosta.

Preparo do solo

Antes de plantar a mandioca você precisa preparar o solo para que a mandioca se desenvolva de forma saudável. Você também precisa escolher um local que o solo seja bem drenado, fértil e do tipo arenoso.

Além disso, você deve evitar solo que acumule água, pois pode acabar apodrecendo a raiz da mandioca. Você também deve verificar se o solo possui um pH 6 e se é rico em nitrogênio, potássio e fósforo.

Plantio

Como é realizado o cultivo de mandioca
Como é realizado o cultivo de mandioca – Imagem: Pixabay

Agora que você já sabe como preparar o solo, saiba como é realizado o cultivo da mandioca. Para plantar a mandioca você vai precisar adquirir mudas, pois diferentes dos outros tipos de plantas, essa não possui sementes.

Então, faça covas com cerca de 10 a 15 cm de profundidade e com uma distância de pelo menos 30 cm uma das outras.  Você deve plantar sempre pelo período da manhã, pois o solo está úmido e você não vai precisar regar.

Rega

Em relação à irrigação, a mandioca é um tipo de planta que suporta a seca. Mas, para que as raízes se desenvolva dentro do tempo certo, durante o verão você precisa regar todos os dias.

Já no inverno, apenas nos dias que não chover e o solo estiver seco. Mas, a partir dos 6 meses de plantio, as regas podem ser feitas apenas 1 vez na semana.

Colheita

Saiba que a colheita da mandioca pode vaiar, isso porque com 7 meses após o plantio as raízes da mandioca podem ser colhidas. Porém, devido ter apenas cerca de 5 cm de diâmetro, pode ser que você prefira esperar a raiz ficar maior, então, é preciso esperar cerca de 10 meses para colher.

Clima

Agora que você já sabe como é realizado o cultivo da mandioca, é indispensável saber de qual clima a mandioca mais gosta. A mandioca se desenvolve de forma saudável quando está em solos varia entre 20° a 27°C.

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...