Anúncio

Saiba como fazer a polinização do maracujá e tenha o fruto fresco em sua casa

O método de como fazer a polinização do maracujá é algo essencial para a planta, já que isso gera aumento na produtividade. As flores dessa espécie se abrem de forma sincronizada, apenas uma vez, e a fecundação deve acontecer nesse período

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 23 de maio de 2022, por Lorena Rogenski ─ Saber como fazer a polinização do maracujá é do interesse de vários agricultores. Entretanto, segundo especialistas, a flor do maracujá tem alguns problemas referentes a polinização. Desse modo, hoje, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO apresenta o método para realizar a polinização dessa espécie.

Continua depois da publicidade

Como fazer a polinização do maracujá

O método de como fazer a polinização do maracujá é algo essencial para a planta, já que isso gera aumento na produtividade. As flores dessa espécie se abrem de forma sincronizada, apenas uma vez, e a fecundação deve acontecer nesse período.

Continua depois da publicidade

Passado esse período, todas as flores do maracujá que não foram polinizadas, caem da planta. Para que esse procedimento aconteça, a polinização deve acontecer manualmente, já que as abelhas são pequenas demais para o maracujá.

Para que a fertilização da espécie aconteça, é essencial que haja placas com genótipos diferentes dentro da lavoura. Além disso, os insetos polinizadores também devem estar no ambiente.

Qual o principal agente polinizador

Primeiramente, por possuir folhas grandes, o maracujazeiro é bastante atrativo para os insetos. O principal agente polinizador da espécie, em território brasileiro, é a mamangava, uma espécie de abelha.

Quando a mamangava visita as flores do maracujá, em busca do seu néctar, elas tendem a encostar o dorso nos estames, local em que os grãos do pólen marcam presença. Por possuir um grande porte, ela consegue realizar a polinização.

Lembre-se: os insetos pequenos também coletam o néctar do maracujazeiro, mas não realizam a polinização. Ou seja, a presença de algumas espécies, como a abelha Apis mellifera, costuma atrapalhar esse processo.

Veja também: Flor que parece uma estrela? Conheça essa belezura e confira dicas de cultivo

Preservação da mamangava

Como fazer a polinização do maracujá
Como fazer a polinização do maracujá – Reprodução Canva

Como citado, para que a polinização do maracujazeiro aconteça, é essencial contar com a presença da mamangava. Algumas medidas podem auxiliar nesse processo, como o plantio de espécies que atraem a atenção desses insetos.

O Hibisco é uma ótima aposta para quem tem o intuito de atrair e preservar as mamangavas. Outras opções são a Cássia e a Cariola, assim como a preservação de matas nativas nas proximidades do plantio.

Outro cuidado envolve a aplicação de produtos químicos para evitar a presença de pragas na plantação. Esse procedimento deve acontecer durante a manhã, antes da abertura das flores do maracujá.

O que atrapalha a polinização do maracujá

Um dos problemas que mais atrapalham o desenvolvimento do maracujá são as chuvas. Afinal, quando o tempo está nublado ou chuvoso, é comum que os insetos reduzam suas atividades.

Outro problema é que, quando há excesso de umidade no ambiente, o rompimento do pólen acontece. Isso reduz significativamente a viabilidade, assim como a fertilização da planta.

Polinização artificial

O processo de polinização artificial acontece com a transferência dos grãos do pólen de uma flor para outra. Nesse caso, com os dedos, durante a tarde, realize o processo de transferência. Esse processo deve ser feito quando a floração do maracujá for maior.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Portanto, confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...