Anúncio

Saiba como fazer mudas de roseiras mais rapidamente! Veja dicas para acertar o processo

Veja formas de como fazer mudas de rosas

Anúncio


Continua depois da publicidade

Muitas dúvidas giram em torno da forma correta de se fazer mudas de roseiras de forma eficiente, e mais rapidamente. Visto isso, hoje, 08 de fevereiro de 2022, aqui no Blog Horta e Jardim & Cia, separamos algumas dicas que te ajudarão a saber qual a melhor técnica para utilizar. Por isso, leia agora sobre como fazer mudas de roseiras mais rapidamente! Ficou curioso (a)? Não perca tempo! Leia o artigo na íntegra e confira!

Continua depois da publicidade

Como fazer mudas de roseiras?

Saiba agora mesmo!

Técnicas utilizadas nesse processo

Além de um prazer pessoal, é muito gostoso poder presenciar quem se ama com plantinhas. Ainda mais quando o presente faz parte de uma plantinha nossa. Caso você seja um desses que faz questão de reproduzir suas próprias roseiras, fique atento aos próximos passos.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, é preciso estar ciente que a grande maioria das rosas são compostas de espécies híbridas, muitas vezes difíceis de brotar. A denominada “Mini Rosa”, muito presente em jardins italianos, é uma das mais simples, com mais de 90% de sucesso.

Já em relação às outras espécies de roseiras, a taxa de brotação cai para algo em torno de 50%. Para a realização de mudas por estacas, você pode começar escolhendo o galho que servirá de estaca. Esses podem ser semi-lenhosos, de aproximadamente 40 cm.

Visto isso, é necessário que possuam espessura média, ou seja nem muito jovens e nem muito velhos. Uma vez escolhido, retire todas as folhas da base. Além disso, caso possua espinhos, você pode opcionalmente retirá-los da metade para baixo.

Em um recipiente, adicione um pouco de água com algumas gotas de adubo raiz ou hormônio enraizador, caso tenha. Deixe as estacas de molho por 10 minutos, antes de plantar.

Veja mais: Como Ter Uma Horta Resistente E Forte? Passo-A-Passo Para Ter Um Espaço Ideal Para Plantar O Que Quiser

Cuidados com o solo

Como fazer mudas de roseiras mais rapidamente, Foto: Canva Pro.
Como fazer mudas de roseiras mais rapidamente, Foto: Canva Pro.

Em relação ao solo, utilize a própria terra do seu jardim, adicionada de matéria orgânica. Esse deve ser solto, para que as raízes possam se formar com facilidade. Isso será muito importante: lembre-se de que elas estarão bem frágeis.

Com o auxílio de um lápis, faça furinhos no substrato, até quase chegar ao fundo do recipiente. Feito isso, basta enterrar o galho da roseira, em uma forma que promova que duas ou três gemas fiquem dentro da terra e duas ou três, fora. Ou seja, isso equivale a enterrar quase metade do galho.

Para facilitar o “pegamento” da muda ao solo, enterre alguns galhos (ou apenas um), na diagonal, mais inclinado. Isso promove menos exigências de esforço da planta, para levar a seiva até a parte superior, por conta disso, tendem a melhor se conectarem ao solo, e brotarem com mais facilidade.

Após isso, segue bem e mantenha sua futura muda em um local com bastante iluminação indireta, pelo menos até que algumas folhas cresçam. Em cerca de 3 semanas, os brotos começarão a surgir.

Veja mais: Como plantar Urucum? O Colorau é perfeito para dar cor aos alimentos

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...