Anúncio

Saiba como impermeabilizar vaso de barro com dicas infalíveis e super fáceis

Se você sofre com seus vasos de cerâmica, rega as plantas, mas não consegue seguir uma boa rotina de rega porque o solo fica seco no outro dia e você se sente um péssimo jardineiro, uma vez que essa rápida absorção é normal e comum em vasos de barro/cerâmica, temos uma solução

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 27 de abril de 2022, por Michele Azevedo ─ Quer saber como impermeabilizar vaso de barro? O Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO trouxe este conteúdo contando com detalhes os métodos que existem para fazer isso de forma fácil. Siga as nossas dicas a seguir para nunca mais ter esse problema na hora de plantar.

Continua depois da publicidade

Saiba como impermeabilizar vaso de barro

Se você sofre com seus vasos de cerâmica, rega as plantas, mas não consegue seguir uma boa rotina de rega porque o solo fica seco no outro dia e você se sente um péssimo jardineiro, uma vez que essa rápida absorção é normal e comum em vasos de barro/cerâmica, temos uma solução.

Continua depois da publicidade

Escolha o vaso

O primeiro passo de como impermeabilizar vaso de barro é escolher um vaso com furo embaixo para que a água escoe! Se o vaso escolhido não tiver isso, tem mais chance da sua planta apodrecer, uma vez que a água não terá onde escorrer.

Não se esqueça deste truque, pois se o vaso não tiver furo no fundo, ele não é um vaso próprio para o plantio.

Veja também: Conheça um adubo para plantas de vaso; ideal para seus cultivos bombarem

Prepare o vaso

Saiba como impermeabilizar vaso de barro
Saiba como impermeabilizar vaso de barro – Foto: Canva Pro

Antes de fazer o processo de como impermeabilizar vaso de barro é preciso limpar o vaso com um pano seco para tirar toda a sujeira que possa conter dentro dele.
Impermeabilize

Escolha um pincel que possa ser descartado depois de utilizá-lo. Siga as orientações de uso do fabricante quando for passar o produto.

É preciso mexer bastante e fazer a pintura por dentro do vaso com o neutrol, mas tome cuidado para não se sujar ou utilize luvas de proteção.

Deixando secar

Depois de fazer a pintura, deixe secar por 3 dias.

Limpe o vaso

Após secar, faça a limpeza do vaso por dentro com um pano molhado.

Fazendo o plantio

Faça uma camada de argila expandida no fundo do vaso, adicione a terra e a planta. Regue-a e coloque-a no lugar desejado!

O que é necessário

Uma dica de como impermeabilizar vaso de barro é, por conseguinte, pintar com tinta PVA (parede) branca e depois com as cores que já tiver em casa. Você pode usar tinta artesanal ou PVA (parede).

Use tinta à base de óleo, pois é mais prático porque pode lavar depois, mas é preciso ter mais cuidado na hora de usar solventes e diluentes (se não for à base de água). Com PVA, basta lavar o tambor.

Outro truque é personalizar, fazer rostos e bocas, colocar algo, desenhar alguma geometria, fazer bolinhas, etc.

Resultado: suas plantas agora estão verdes, o solo tem umidade adequada e a rega está dentro da rotina de cada planta.

Veja também: Como plantar cebolinha verde em vasos? Veja dicas de cultivo importantes

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...