Anúncio

Saiba como plantar cebola com um passo a passo super prático; confira dicas de cultivo

Veja agora como cultivar cebolas

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 08 de abril de 2022, por Rodrigo Guimarães – Antes de tudo, hoje, o Horta, Jardim e Cia do Folha GO vai te mostrar como plantar cebola com passo a passo simples e bastante funcional. Presente como um dos principais temperos da nossa culinária, a cebola tem entre seus adeptos, lugar cativo na sua rotina. Portanto, veja como cultivar cebola em casa neste passo a passo intuitivo e bem explicado. 

Continua depois da publicidade

De onde vem a cebola?

A princípio, há relatos que dão conta do surgimento da cebola há mais de 4 mil anos atrás, mais precisamente no Egito. Assim sendo, hoje essa hortaliça está entre as mais cultivadas no planeta, graças a sua versatilidade e adaptabilidade de plantio. 

Continua depois da publicidade

Veja agora: Qual O Momento Ideal De Trocar A Planta De Vaso? Acerte Na Escolha

Como utilizar a cebola?

Dicas sobre cebola - Reprodução Canva
Dicas sobre cebola – Reprodução Canva

Primeiramente, a cebola é versátil, logo pode ser usada tanto como tempero de diversos preparos, à base de pratos salgados, como salada, petiscos ou acompanhamentos.

  • Tempero: Utilize a cebola picadinha, logo após refogada no azeite ou no óleo, para pratos como arroz, feijão, carnes vermelhas e frango.
  • Petiscos: Cebola em conserva, anéis de cebola frita, espetinho de cebola com legumes
  • Saladas: cebola com alface, cebola com repolho, cebola com tomate ou apenas salada de cebola.

Como plantar cebola com passo a passo

Primeiramente, escolha um local que receba luz a maior parte do dia, isso é importante para o bom desenvolvimento da cebola. Portanto, no Brasil, temos a vantagem de contar com as altas temperaturas frequentemente, o que favorece o crescimento das cebolas

Assim, você pode escolher entre os métodos de plantio:

  • Semeadura direta
  • Transplante de mudas
  • Plantio por Bulbos

Semeadura direta

Neste processo, após a escolha do local, realiza-se uma fertilização da terra, com matéria orgânica e adubos. Assim, distribui-se as sementes respeitando o espaçamento de 5cm entre uma cova e outra, cobre e rega com água até o solo ficar bem molhado. 

Transplante de mudas

Neste processo as mudas são produzidas em sementeiras ou bandejas, cerca de 50 dias, após o período, com as mudinhas já consolidadas, é realizado o transplante para o local escolhido

Plantio por Bulbos

Neste processo, é realizada a colheita do bulbo de plantas já adultas. Desse modo, espera-se cerca de 30 dias para que haja a quebra da dormência, e só então realizar o plantio na terra.

Pragas na cebola

A cebola é um cultivo que não apresenta tantos riscos de insetos ou pragas. Deve-se atentar pois o surgimento esporádico tem mais relação com as condições climáticas de cada região.

Colheita da cebola

O ciclo total de plantio da cebola é de em torno de 180 dias, um pouco menos ou um pouco mais a variação da espécie. A cebola está no ponto para colher quando o seu “pescoço” estiver amolecido, as folhas secas e a parte área apresentar tombamento em relação ao corpo. Bom plantio!

Leia também: 5 Erros Na Hora Da Poda Que Podem Matar Sua Planta

CHEIRINHOS para CASA: aprenda a fazer os MELHORES e mais BARATOS AROMATIZANTES CASEIROS

Carregando comentários aguarde...
...