Anúncio

Saiba cultivar o jiló: tenha esse alimento em casa para bombar a sua saúde

O jiló é um alimento fantástico e traz diversos benefícios para a saúde, descubra qual a melhor forma de plantar jiló para a sua saúde estar sempre em dia

Anúncio


Continua depois da publicidade

O jiló é uma planta muito conhecida pelos brasileiros por conta de seus ótimos benefícios para a saúde. Dessa forma, a fim de economizar saiba cultivar o jiló em sua casa da maneira certa e descomplicada. Por isso, hoje, 04 de março de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como cultivar o jiló.

Continua depois da publicidade

Saiba cultivar o jiló

Aprender a como cultivar o jiló pode parecer uma tarefa difícil, mas se feito com cuidado perceberá que é necessário apenas um pouco de paciência. Sendo assim, devemos começar pelo básico e, caso siga o passo a passo à risca, conseguirá sem problemas aprender a como cultivar jiló. Continue lendo para conferir.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: O que plantar em fevereiro em cada região do Brasil: de Norte ao Sul; saiba agora mesmo

O tipo de solo ideal

Saiba cultivar o jiló Reprodução Canva Pró
Saiba cultivar o jiló Reprodução Canva Pró

Pode ser feito em terreno elaborado por trabalho com arado. Gradagem e calagem, se necessário. Então não existe muito segredo quando falamos do solo para cultivar jiló, essa é uma planta que prefere solos argilosos ou arenosos, com um ph que gira em torno de 5,6. É necessário também que o solo possua uma boa quantidade de material orgânico e bem drenado.

Na hora de regar, preste atenção no clima

O jiló não necessariamente gosta de muita irrigação. Tudo isso dependerá do tempo e clima atual durante seu desenvolvimento, no caso de muitas chuvas, não será necessário regar com muita frequência. Porém, se houver pouca ou nenhuma chuva, a irrigação deve acontecer em torno do solo da muda, em sua base.

Mão na massa: Plantando o jiló

Quando for plantar o jiló, suas mudas devem estar em copinhos ou sementeiras de cerca de 10 cm. Quando estiver com cerca de 5 ou 6 folhas, está na hora de fazer o replantio no solo final, mantendo uma distância de 1 m para cada uma das mudas, permitindo assim que se desenvolvam sem problemas.

Fazendo a correção do solo.

Como citado anteriormente, o jiló não gosta muito de solos com excesso de água, o que pode causar o apodrecimento de suas raízes. Por isso, quando seu solo tiver menos de 5,5 de ph, está na hora de fazer a correção.

Então o processo não é complicado, primeiro realize uma aração, depois, faça as covas e aplique o adubo. Portanto, deve todo o procedimento seja feito com antecedência, cerca de uma ou duas semanas antes do plantio de fato.

Tempo necessário para a colheita

A colheita do jiló ocorre a cada 90 ou 100 dias após o plantio, podendo continuar oferecendo frutos em até 3 meses. Deve-se colher quando os frutos estiverem totalmente verdes, ou seja, imaturos. Quando notar que seus frutos estão avermelhados, amargos e com certa resistência, significa que eles estão maduros.

Agora que já sabemos como cultivar o jiló da maneira certa e assertiva. Então não se esqueça de ficar de olho no caso de fungos ou pragas aparecerem, qualquer outro sinal de má saúde da planta deve ser corrigido de maneira adequada.

Leia a seguir: adubo orgânico para orquídeas: como fazer?

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...