Anúncio

Saiba diferenciar inhame bom do inhame venenoso!

Confira agora mesmo a diferença entre os dois legumes e não se engane na próxima vez que for a quitanda

Anúncio


Continua depois da publicidade

Você sabe como diferenciar inhame bom do inhame venenoso? Aliás, sabia que existem essas duas opções? Pois, hoje mesmo iremos te apresentar quais são essas diferenças, para que você não se engane na hora de levar para casa. Então hoje, 13 de fevereiro, o Horta, Jardim e Cia te ensina os segredos.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: Como diferenciar inhame de taioba? Confira dicas para nunca mais as confundir

Saiba diferenciar inhame bom do inhame venenoso. Foto: Canva

Saiba mais sobre o inhame

Com um formato redondo, casca marrom como a da mandioca, polpa branca, o inhame é um alimento que traz muitos benefícios para a saúde das pessoas. Mas queremos que saiba como diferenciar inhame bom do inhame venenoso. Afinal, o segundo também existe.

Continua depois da publicidade

Engana-se quem pensa que só existe benefícios no inhame. A propósito, em uma rápida busca sobre inhame você notará que muitos afirmam os poderes milagrosos desse alimento. Mas por outro lado, saiba que existe uma espécie que é muito parecida que pode causar graves riscos para o nosso organismo.

Conheça o inhame venenoso

Apesar de ser uma questão atual quando se trata desse alimento, saiba que essa confusão existe há muito tempo. Na verdade, isso ocorre desde o século 16 quando começaram a confundir a espécie que os portugueses trouxeram e as cultivadas aqui. Em conclusão, o nativo do nosso país é o venenoso.

Antes chamado de cará, o inhame ganhou o nome que conhecemos hoje em dia por causa da onomatopeia indígena. Os nativos chamavam esse alimento com aquelas letras que simbolizam a fome nos quadrinhos: “nham” “nham”!

Mas, agora que você já entendeu o contexto e a razão de existir o inhame venenoso no Brasil, é hora de saber a real diferença entre os dois inhames.

Por que saber como diferenciar inhame bom do inhame venenoso

O inhame bom, chamado de cará, traz muitos benefícios para a nossa saúde. Pois, possui vitaminas A, C e todo o complexo B, além das proteínas essenciais para o funcionamento de nosso organismo.

Além disso, eles são ricos em sais minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio e até mesmo cálcio e fibras. Ou seja, é quase uma tabela periódica quando o assunto são os nutrientes indispensáveis para nossa saúde.

O inhame venenoso também chamado de taro possui uma boa concentração de carboidratos e fibras essenciais para o organismo ter um bom funcionamento. Mas, ele possui um ácido oxálico que causa coceira, formigamento na boca. Ademais, tem outros compostos que podem levar até mesmo à intoxicação alimentar, como tanino e fitato.

Confira também: Como escolher inhame? Veja tudo que você precisa saber para fazer boas escolhas

Agora, saiba diferenciar inhame bom do inhame venenoso

Apesar de não ser um alimento tóxico, ou seja, que não leva a quadros graves de saúde é bom evitar. Ou, no mínimo, cozinhar muito o inhame taro antes de consumir.

Uma dica boa para que você saiba diferenciar inhame bom do inhame venenoso em uma gôndola é analisar a casca. Pois, apesar de ser muito parecida, o inhame bom costuma ter a casca mais lisa, enquanto o outro tem mais pelos.

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...