Anúncio

Sem enganos: saiba como diferenciar salsinha de coentro somente pela folha

Veja algumas características dos dois vegetais e aproveite!

Anúncio


A maioria das pessoas confundem salsinha e coentro, mas embora sejam muito parecidas, esses vegetais possuem diferenças. Hoje, 14 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go você aprende como diferenciar salsinha de coentro pelas folhas e outras características.

Continua depois da publicidade

Saiba como diferente salsinha de coentro

A salsinha e coentro podem ser um dos principais motivos de “puxões de orelha” das mães nos filhos quando pedem para comprar salsinha ou coentro e acabam levando errado, não é mesmo? Veja logo abaixo as principais diferenças entre eles.

Leia mais: Flores que tem várias cores: aprecie essa belas e coloridas plantas

Continua depois da publicidade

Folhas

Salsinha. Foto: Canva Pro.
Salsinha. Foto: Canva Pro.

As folhas da salsinha são mais longas, sendo um vegetal mais alongado que o coentro. Já o coentro suas folhas são mais circulares e com mais curvaturas, o corte é menor.

Formato

O formato dos dois vegetais são triangulares, porém a salsinha tem o corte maior e mais separado. E uma das melhores formas de diferenciar é pelas raízes, pois o coentro é vendido com raízes e a salsinha não.

Continua depois da publicidade

Antes de comprar, analise bem cada um, pois nos comércios fazem tratamentos diferentes entre os vegetais, ou seja, a forma de corte, pelo cheiro e pela folha.

Aroma da salsinha e do coentro

A salsinha é um vegetal com o aroma mais cítrico, como anis e limão, entretanto quando ainda está inteiro no maço tem o cheiro suave, esse aroma cítrico só transparece se cortar/ amassar a folha.

Já o coentro tem um aroma mais suave, de mato, pode lembrar o cheiro de grama. É um cheiro que agrada muitas pessoas e utilizam em inúmeros pratos.

A forma mais comum de sentir o aroma desses vegetais é apertando a folha ou o talo e levando ao nariz para diferenciar.

A cor da salsinha e do coentro

A salsinha tem uma cor mais vibrante, um verde mais vivo. Já o coentro tem o tom mais opaco. Usar a cor como meio de percepção pode ser uma forma prática de diferenciar um do outro.

Receitas e usos da salsinha e coentro

Coentro. Foto: Canva Pro.
Coentro. Foto: Canva Pro.

Uma receita muito prática para usar salsinha é a ALICHELA. Um patê que fica excelente com salsinha picada, filé de aliche, alho picado e alguns pedacinhos de pimenta vermelha. Perfeito para comer com pão!

A salsinha é um vegetal típico para a preparação do bolinho de bacalhau, pois devido ao aroma deixa um frescor que combina com o salgado do peixe. A salsinha é muito usada nos pratos que têm frutos do mar, misturando com alho e manteiga dá o toque de mágica delicioso!

Já o coentro é muito típico na culinária do norte, bem como do nordeste brasileiro. As folhas do coentro são macias, se tornando um vegetal perfeito para a preparação de moquecas, baião-de-dois, cozidos, bobós, e muito mais, inclusive para dar um toque final no tempero do feijão!

O sabor do coentro também combina na preparação de frutos do mar, como ceviche e em molhos crus, por exemplo guacamole, que é feita com abacate, cebola e tomate.

O coentro é a peça chave de muitos pratos deliciosos, e a recomendação é de que adicione na comida pouco tempo antes de servir. Isso deve ser feito, pois também é uma folha delicada e fica escura se for muito picada.

Veja também: Saiba como fazer uma hortinha de tomilho: confira dicas super práticas para acertar no cultivo.

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...
...