Anúncio

Sementeira em caixa de ovo: aprenda a germinar e transplantar mudas corretamente

Confira as dicas para ter uma pequena horta de forma sustentável

Anúncio


Continua depois da publicidade

Uma maneira bem simples de usar um material que acaba indo para o lixo de forma super ecológica e criativa é o uso da caixa de ovo como sementeira. É fato que com o passar do tempo e aumento do acúmulo de lixo as pessoas têm buscado maneiras de reutilizar diversos materiais e transformá-los em diversas coisas super úteis. Por isso, hoje, 18 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta e Jardim & Cia do Folha Go aprenda como fazer uma sementeira em caixa de ovo.

Continua depois da publicidade

Quais os benefícios de usar caixa de ovo como sementeira?

Chegou a hora de transformar um dos hábitos mais comuns das pessoas, jogar as caixas de ovo fora! Dessa forma, uma forma super prática e sustentável de transformar esse hábito é criar uma sementeira usando esse material de maneira muito simples.

Continua depois da publicidade

Com isso, além de você ajudar o meio ambiente você também poderá ter uma mini horta na sua casa. Para as pessoas que não possuem muito espaço, principalmente as que vivem em apartamento, plantar suas flores favoritas em caixas de ovo pode fazer você até mesmo otimizar o espaço na sua casa.

Dessa forma, a caixinha de ovo é um instrumento ideal principalmente para plantar pequenas flores e plantas, ou então para fazer a semeadura para remover para um vaso posteriormente. Ficou interessado(a) e quer saber mais sobre como fazer essa transformação? Confira agora!

Leia mais: 3 Adubos Caseiros Que Salvam Qualquer Planta; Muito Fáceis De Fazer

Material necessário para fazer sementeira em caixa de ovo

Sementeira em caixa de ovo: aprenda a germinar e transplantar mudas.
Sementeira em caixa de ovo: aprenda a germinar e transplantar mudas. Foto: Canva Pro.

Se você está se questionando qual o tamanho ideal para caixa de ovo, não precisa se preocupar. Não importante se ele é meia dúzia, uma dúzia inteira, para 30 unidade, nem o tipo de material da caixa. Embora as de papelão sejam mais fáceis para fazer a remoção das mudas posteriormente, a de plástico também pode ser utilizada.

Fora isso, a preparação do substrato previamente também é muito importante. Visto que a caixa de ovo acaba tendo um espaço reduzido para a planta, o ideal é que ela esteja em uma terra rica em materiais orgânicos para fazer a germinação de forma eficiente.

Por isso, o ideal é que seja um solo bastante airado, em que permite um maior desenvolvimento das raízes das plantas. Para obter essa característica não é necessário muito coisa, misturar a terra com um pouco de vermiculita ou areia de construção já é o suficiente.

Manter a terra sempre bem regada e drenada é importante também. Nesse sentido, o recomendado é fazer alguns furos no fundo de cada aprofundamento da caixa para que a água consiga sair.

Dicas para transplantar mudas

Depois que a planta germinou você pode optar pela remoção dela da caixa de ovo para um vaso maior. O primeiro passo é deixar que as raízes estejam fortalecidas o suficiente para esse transplante. Em seguida, é só se atentar na hora que estiver mudando não ferir as raízes da planta. Então, pode jogar a terra antiga fora e fazer novamente no vaso a drenagem do solo.

Por fim, gostou de aprender a como fazer uma sementeira em caixa de ovo? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: Veja como cultivar tomilho: confira todas as dicas para ter essa planta em casa

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...
...