Anúncio

Veja como cultivar nectarina com um sabor único mais que especial

Saiba como fazer essa cultivo da maneira correta

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 27 de maio de 2022, por Karla Camacho – Você sabe como cultivar nectarina? Esse fruto com um sabor único, mais que especial e muito nutritivo faz cada vez mais fãs! E hoje, nós do Horta, Jardim & cia, vamos te mostrar como cultivar nectarina de forma simples, para você poder desfrutar de todos os benefícios que essa fruta traz. Ficou interessado? Então leia até o final para não perder nenhuma dica!

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a nectarina:

Muita gente pensa que a nectarina (Prunus persica) é uma fruta produzida em laboratório, a partir de um cruzamento entre a ameixa e o pêssego. Entretanto, ela surgiu através de uma mutação natural do pêssego.

Com um sabor delicioso, casca lisa, sem aqueles pelinhos característicos dos pêssegos, a nectarina é muito apreciada, tanto para ser consumida pura, quanto para ser usada no preparo de sorvetes, sucos, mousses, compotas e diversas outras receitas. Suas flores ainda são muito perfumadas e lindas, em tons de rosa e a árvore atrai borboletas, abelhas e beija-flores, o que deixa o jardim ainda mais lindo.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, cultivar nectarina só traz vantagens e nós vamos te mostrar como fazer isso a seguir!

Então, leia agora: Como É A Árvore De Neem? Para Que Serve Seu Óleo? Saiba Tudo Agora Mesmo!

Como cultivar nectarina? Plantando a muda:

Se você quiser cultivar nectarina a partir da semente, é possível. No entanto, a árvore demora bem mais para produzir e pode desenvolver anomalias genéticas. Portanto, o ideal é adquirir uma muda de boa procedência, conseguida por alporquia.

Você pode encontrar essas mudas em floriculturas, gardens e lojas especializadas, ou mesmo na internet. Pois bem, com a muda em mãos, você deve fazer o seguinte:

  • Providencie um vaso grande, com no mínimo 30 litros de capacidade e que tenha furos no fundo;
  • Coloque uma camada de cascalho, pedra brita ou argila expandida para auxiliar no escoamento do excesso de água das regas;
  • Você também pode cultivar nectarina plantando a muda direto no chão. Para isso, o modo de proceder é o mesmo daqui para frente;
  • Faça uma mistura de terra, húmus de minhoca e esterco animal curtido e coloque no vaso ou na cova que irá receber o pé de nectarina;
  • Deposite a muda com cuidado para não prejudicar as raízes;
  • Regue o substrato de modo que ele fique úmido, mas não encharcado e proteja a muda do sol forte até que ela pegue.

Como cultivar nectarina? Tratos culturais:

Como cultivar nectarina - Reprodução Freepik
Como cultivar nectarina – Reprodução Freepik

Depois que a muda pegar, você pode deixá-la sob sol pleno, pois a nectarina precisa de muita luz natural para se desenvolver. Ademais, para cultivar nectarina e garantir uma boa produção, realize adubações a cada 3 meses com fertilizantes orgânicos, como a torta de mamona e a farinha de ossos, e também com adubos químicos, como o NPK 10 10 10.

As regas devem ser moderadas, sem excesso, e você deve checar se o sistema de drenagem está funcionando, caso for cultivar nectarina no vaso.

Com esses cuidados, em cerca de 2 anos, você já estará colhendo os primeiros frutos. Aliás, as nectarinas atraem muitas pragas, por serem doces e de polpa macia. Portanto, se você não quiser usar pesticidas, uma dica é embalar cada fruto com um saquinho de papel ou TNT até colhê-los.

Gostou de aprender a como cultivar nectarina?

Então leia também essa matéria do Estadão, de Marcelo Lima, publicada em 1 de fevereiro de 2022!

Assim, leia também: Como cultivar inhame orgânico em casa? Saiba o que não pode faltar

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...