Anúncio

Veja o passo a passo para cultivar cheiro verde corretamente para aproveitar toda a sua versatilidade

Saiba como cultivar cheiro verde sem dificuldades

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 08 de junho de 2022, por Greison Fiel — Veja o passo a passo para cultivar cheiro verde corretamente. Saiba hoje, aqui no blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, como ter esse tempero essencial ao alcance das suas mãos em pouco tempo. Faça refeições deliciosas com ingredientes do seu próprio cantinho verde.

Continua depois da publicidade

Veja o passo a passo para cultivar cheiro verde corretamente: os melhores truques

O cheiro verde é um dos temperos de cheiro mais usados por brasileiros. Além disso, seu cultivo é simples e não necessidade de muitos cuidados. Qualquer um pode facilmente tê-lo dentro de sua cozinha sempre que precisar.

Continua depois da publicidade

Leia também: quer dar fim aos pulgões? Veja essa mistura caseira que resolve o problema!

Como realizar a escolha do recipiente?

Veja o passo a passo para cultivar cheiro verde corretamente
Veja o passo a passo para cultivar cheiro verde corretamente — Reprodução Canva Pró

Existem materiais específicos que favorecem mais alguns tipos de plantas. Afinal, cada vaso tem uma capacidade diferente de absorver a água. No caso do cheiro verde, o ideal é que seja um vaso de plástico ou de cerâmica.

Nesse tipo de recipiente, a água fica por mais tempo em contato com o solo. Então, a planta poderá ter acesso à quantidade que precisa de água. É possível, inclusive, utilizar garrafas pet para criar vasos ecológicos.

Qual é o preparo do solo para o cheiro verde?

Agora que já sabe qual vaso usar, é preciso prepará-lo bem antes de colocar à terra. Primeiro, construa camadas de drenagem no fundo do pote. Para isso, você deve colocar algumas pedras de brita no fundo.

Em seguida, cubra com isopor picado ou tiras de TNT que servirão de manta. Depois, acrescente à terra adubada, podendo ser de jardim. Se preciso, você pode adicionar um pouco de farinha de osso para nutrir melhor o solo.

Como se deve fazer o plantio do cheiro verde?

Para essa planta, é possível tanto plantar uma muda, quanto planta sementes. Afinal, não leva muito tempo para a germinação do cheiro verde. Assim como ele costuma ter ramos muito férteis e fortes para criar mudas.

Se decidir plantar a partir da semente, compre-a em agriculturas ou até em supermercados. Então, coloque-as em um algodão, molhe bem e o insira na terra. Acompanhe o crescimento das raízes e regue com frequência até nascer o broto.

No entanto, se optar pela muda, basta comprar um ramo saudável no mercado. Dessa forma, você deverá limpá-lo e cortar as raízes para que ficar verticais. Em seguida, corte todas as outras partes que não forem as raízes e plante diretamente na terra.

Quais são os cuidados de cultivo que se deve ter?

O ideal é que o cheiro verde não seja exposto a temperaturas menores que 14 °C. Além disso, você deve mantê-lo próximo de janelas para tomar sol. Assim, seu crescimento será saudável e você terá ingredientes de qualidade.

É preciso que seja feita a rega duas vezes ao dia. Então, procure sempre molhar o solo ao nascer do sol e ao pôr do sol. Desse modo, a planta não irá queimar por causa dos raios solares. Entretanto, não exagere na quantidade de água.

Por fim, adube a cada dois meses ou quando as folhas parecerem muito murchas. Durante a colheita, tenha cuidado para não tirar o miolo da planta. Fora isso, você pode recolher as folhas com ajuda de uma tesoura.

Sugestão de leitura

Quer aprender como evitar o desperdício de alimentos? Desta forma, confira 5 maneiras de como aproveitar os alimentos na cozinha do Estadão, postada em 8 de novembro de 2020, por Camila Tuchlinski e aproveite!

Leia também: elimine pulgas e carrapatos do seu quintal: aprenda métodos simples e eficientes

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...