Anúncio

Violeta alemã: conheça essa lindeza e saiba como cultivar

Descubra como cultivar essa linda planta em sua casa

Anúncio


Continua depois da publicidade

A violeta alemã, também conhecida como exacum ou violeta persa, é uma planta originária do Iêmen, do oriente médio, de pequena estatura e linda para a decoração de sua horta ou jardim. Quer aprender então como cultivar violeta alemã? Para saber mais, basta acompanhar este artigo. Para mais detalhes, basta acompanhar logo abaixo, neste sábado, 15 de janeiro de 2022, aqui na Horta, Jardim & Cia.

Continua depois da publicidade

Como plantar a violeta alemã

A violeta alemã possui uma aparência linda para ornamentar os locais. Possui folhas muito verdes, que só ressaltam as delicadas flores em tons lilás. A planta possui um aroma muito doce, principalmente em seu período de desabrochar, que costuma ser no verão.

Continua depois da publicidade

Existem diversas variedades dessa planta. A padrão não passa de 50 centímetros, porém existe o modelo anão, de tamanho ainda mais reduzido. Existe ainda uma variação em que as flores ficam dobradas. De qualquer maneira, é uma planta linda de se ter em casa, numa horta ou num jardim.

Violeta alemã: conheça essa lindeza e saiba como cultivar
Violeta alemã: conheça essa lindeza e saiba como cultivar. Foto: Canva Pro

Quer aprender mais sobre o cultivo dessa plantinha? Pois então continue a leitura!

Leia também: Como fazer uma horta em mandala? Vai ser um sucesso!

Primeiros passos

Normalmente as plantas são cultivadas em jardineiras ou vasos. Não é necessário um vaso muito grande, uma vez que a planta não cresce muito, basta pouco mais de 20 centímetros de diâmetro. Lembre-se sempre de escolher um vaso que permita a irrigação adequada da planta, de forma a impedir que a terra fique encharcada.

Para posicionar a planta, é importante que seja um local que receba luz do sol. A planta cresce muito bem se tiver a quantidade adequada de luminosidade. Porém cuidado: o excesso de luz, principalmente o sol do meio dia durante o verão, pode queimar as flores. Então lembre-se sempre de retirá-la do sol nesses momentos.

Substrato e rega

A melhor terra para a violeta alemã é aquela que seja fértil, bem enriquecida com matéria orgânica. São muitos os adubos naturais que podem ser feitos em sua casa para aumentar os nutrientes da terra. Muitas das receitas de adubo estão aqui no site, dê uma olhada!

Além disso, a terra tem que ser drenável, para impedir que o solo fique encharcado e atraia pragas. Quanto à rega, é necessário lembrar de molhar a planta pelo menos duas vezes na semana, três quando o tempo estiver quente e seco.

Informações adicionais para cultivar violeta alemã

Violeta alemã: conheça essa lindeza e saiba como cultivar
Violeta alemã: conheça essa lindeza e saiba como cultivar. Foto: Canva Pro

A violeta alemã é uma planta anual. Depois da primeira vez que ela floresce, a plantinha vai entrar em declínio e, aos poucos, morrer. Porém não se preocupe, a planta tem um ciclo bienal então pode ser renovada a cada dois anos, principalmente se cultivada em jardins.

E então, o que achou a respeito da violeta alemã? Acredita que consegue plantar em sua horta? Basta seguir os passos deste artigo que tudo vai dar certo com a sua plantação!

Veja também: Como manter os cuidados e preservação do Pacová com dicas fáceis de executar.

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...
...