Anúncio

Você conhece um pé de baunilha? Saiba agora como identificar

Saiba mais sobre pé de baunilha

Anúncio


Continua depois da publicidade

A baunilha é um alimento riquíssimo usado em partes in natura em preparos sofisticados e extraída a sua essência para consumo em alimentos ou até mesmo no ramo dos cosméticos como cremes, sabonetes, perfumes e outros. Todavia, você conhece um pé de baunilha? Hoje, 08 de março de 2022, daremos algumas características para você ver e saiba diferenciar. Confira tudo aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Quais são as características do pé de Baunilha

A árvore da baunilha ou baunilheira como é conhecida, é uma árvore cuja característica é ser trepadeira. Visto que, ela é oriunda do México e vem da espécie de uma orquídea trepadeira.

Sendo assim, essa árvore pode chegar até dez metros de altura e seus frutos que são, na verdade, vagens, podem chegar até 25 cm. Ademais é a partir dessa vagem que é retirado tudo o que é mais consumido da baunilheira, as quais são: favas, extrato e outros.

Continua depois da publicidade

Então, leia a seguir: Qual a hora certa de colher a alface para não amargar nem endurecer?…

Confira abaixo as curiosidades sobre o plantio

pé de baunilha - Reprodução Canva
pé de baunilha – Reprodução Canva

Plantar a baunilheira não é uma tarefa fácil, isso porque ela além de ser uma planta trepadeira, ela também é uma planta alta. Sendo assim seu plantio deve ser feito diretamente ao solo.

Além disso, caso realmente haja interesse em fazer o plantio, você precisa de mudas já germinadas com mais ou menos um metro de ramos e três bulbos enterrados.

Como dito anteriormente, a baunilheira é uma planta trepadeira e alta, então, assim que plantar, você deve colocar estacas para fixar bem a sua planta e para que ela se enrosque nela e ali cresça.

Temperatura e iluminação

Um dos principais cuidados que você deve ter com uma baunilheira é a temperatura. O clima deve ser ameno, entretanto, ela não gosta de temperaturas muito baixas e precisa de um ambiente úmido. Aliás, as regiões tropicais são ótimas aliadas para essa planta e temperaturas acima dos 21 °C também.

Já no assunto iluminação, as baunilheiras preferem a meia sombra. Elas não são muito adeptas a ambientes com iluminação direta.

Solo e rega

O solo da baunilheira precisa ser rico em substâncias orgânicas. Ela é uma planta grande e com muitos “frutos”, para isso, ela precisa que sua nutrição que é feita através do solo seja riquíssima.

Já a rega deve ser feita constantemente, porém sem deixar o solo encharcado jamais! Pois, isso pode ocasionar doenças para a sua planta ou levá-la à morte. Uma curiosidade muito importante é que em um determinado momento será necessário fazer uma pausa na rega para forçar o crescimento da sua planta. Por mais estranho que seja, faça isso de 1 a 2 meses, dependendo do quão úmida ela estava antes.

Gostou das dicas a respeito da baunilha? Então se prepare e comece a aplicar seus conhecimentos hoje mesmo para ter essa delícia em sua casa também.

Por fim, confira também: Como cultivar salsão em vasos: veja dicas importantes para acertar nos…

Descubra como DECORAR a sua CASA gastando POUCO

Carregando comentários aguarde...
...