Anúncio

Você sabe como germinar semente de ameixa? Truque simples e muito prático

Aprenda o passo a passo para germinar sementes de ameixa com essas dicas simples

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 29 de maio de 2022, por Ingrid Fernandes – Quer saber como germinar semente de ameixa? Então hoje no Horta Jardim & Cia é o seu dia de sorte, pois é isso mesmo que iremos fazer. Sendo assim, não deixe de ler até o final para descobrir como germinar semente de ameixa e cultivar em casa essa fruta deliciosa e muito nutritiva!

Continua depois da publicidade

Como germinar semente de ameixa? Primeiros passos:

A ameixa possui um caroço grande no centro, como você já deve ter notado ao comer essa fruta. Entretanto, esse caroço não é, propriamente, a semente, mas sim, onde ela fica armazenada. Assim sendo, para fazer germinar semente de ameixa, você precisa retirá-la desse “casulo”. Ao contrário do que pode parecer, isso não é difícil. Basta você fazer o seguinte;

Continua depois da publicidade
  • Logo após, comer a ameixa, retire o caroço;
  • Deixe-o em um local onde pegue bastante sol, como o lado de fora da soleira da janela, por exemplo;
  • Depois de alguns dias, a semente irá murchar no caroço e se desprender dele;
  • Então, quebre o caroço com cuidado para não quebrar a semente. Aliás, uma dica é utilizar um quebra nozes para fazer isso de maneira mais fácil e segura;

Faça isso com vários caroços para ter mais chances de germinar semente de ameixa. Com as sementes em mãos, é hora de passar para a próxima etapa.

Sendo assim, leia também: Quanto Tempo Demora Para Laranjeira Dar Laranjas? Saiba Tudo Sobre O Assunto Aqui

O que fazer depois de retirar a semente de ameixa?

semente de ameixa - Reprodução Canva
semente de ameixa – Reprodução Canva

Antes de colocar as sementes para germinar, você deve testá-las para ver se elas estão aptas para isso. Um meio de testar, é colocá-las em um copo com água: se a semente boiar, é porque está machucada e não germinará. Todavia se ela afundar, é porque está boa.

Logo após classificar as sementes, você deve colocá-las cada uma em um pote com tampa hermética ou um saquinho plástico grosso, cheio de terra bem adubada e afundá-las bem nessa terra. Para germinar semente de ameixa, o próximo passo é colocar o recipiente com ela na geladeira, para simular um ambiente de inverno rigoroso. A cada 3 dias, retire o recipiente da geladeira e umedeça-o.

Depois de algumas semanas, a semente terá brotado e você deve retirá-la e mudá-la para um vaso maior ou plantá-la no chão do seu quintal.

Como cuidar do seu pé de ameixa?

Depois que você fizer germinar semente de ameixa e plantá-la no local definitivo, você deve regá-la de modo que à terra fique úmida, mas não encharcada, até que a planta esteja bem estabelecida. Após isso acontecer, você pode espaçar as regas gradativamente.

Enquanto a ameixeira cresce, é importante fazer adubações a cada 3 meses. Depois que ela atingir a maturidade, faça podas sazonais para estimular a brotação e fortalecer a planta contra o ataque de pragas.
Se você seguir essas dicas de como germinar semente de ameixa direitinho, em dois anos já estará colhendo seus primeiros frutos!

Curtiu aprender a como fazer germinar semente de ameixa?

Então leia também essa matéria do Estadão, escrita por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022!

Então, leia ao final: Azaleias Encantadoras: Veja Agora Mesmo Os Segredos Para Dar Certo O Seu Cultivo

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...