Anúncio

Como corrigir o estiolamento? Aprenda a resolver de maneira eficaz

Saiba como agir de forma correta, quando esse problema surgir em suas plantas!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 27 de março – Você conhece ou já ouviu falar em um problema no cultivo de plantas, chamado estiolamento? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia irá ensinar como corrigir o estiolamento e explicar em detalhes, o que é esse problema e quais as motivos que fazem ele surgir em meio as plantas.

Continua depois da publicidade

Por que ocorre o estiolamento?

Primeiramente, sabe como corrigir estiolamento? Ou melhor, sabe por que uma planta estiola? Aliás, sabe quando observa que as folhas de suas plantas estão ficando mais curvadas e esticadas demais? Então, saiba que essa planta está estiolada.

No meio ambiente, a planta recebe luminosidade por todos os lados, sobretudo de cima. Por isso, a tendência é que elas cresçam seguindo essa luz superior. Dessa forma, vão subindo cada vez mais.

Continua depois da publicidade

Porém, quando as pessoas cultivam plantas em casa, seja dentro de varandas, seja em espaços com muita sombra, a luz solar chega às plantas de forma lateral. Por isso, as folhas e galhos que deveriam crescer para todos os lados, começam a se desenvolver para o lado que está recebendo luz solar.

Dessa forma, os ramos que estão mais perto das áreas sombreadas precisam se esticar mais para receber luz solar. A partir daí acontece o chamado estiolamento.

Estiolamento
Como corrigir o estiolamento? Aprenda a resolver de maneira eficaz. Foto: Canva Pro

Leia também: Veja como salvar plantas murchas: aprenda a recuperar suas plantinhas

Aspectos do estiolamento quando atinge as plantas

Primeiramente, você deve notar se as suas plantas estão muito inclinadas, pois esse é o primeiro sinal de que elas estão estioladas porque buscam alcançar a luz lateral.

Aliás, outro sinal é o alongamento do caule que acontece quando as plantas tentam compensar a falta de luz. Porém, como não conseguem, terminam com o caule muito longo.

Por fim, quando a planta percebe que não está recebendo luz solar direta como deveria, suas folhas mais velhas ficam manchadas. Enquanto, as novas não crescem da forma que costumavam.

A propósito, saiba que este processo pode acontecer até com as espécies que não gostam de muito sol. Pois, mesmo com a exposição mínima, elas também precisam de um ambiente iluminado, no mínimo.

Como corrigir o estiolamento

Agora, que você já sabe identificar uma planta estiolada, que tal aprender como corrigir estiolamento? Afinal, não dá para ficar vendo sua planta sofrendo sem tomar nenhuma atitude, não é mesmo?

Então, não se preocupe, porque algumas medidas podem ser tomadas. Logo, a primeira delas é a correção de sua inclinação. Portanto, ajuste a terra e, aos poucos, leve essa planta para um local que recebe mais luz solar.

Estiolamento
Como corrigir o estiolamento? Aprenda a resolver de maneira eficaz. Foto: Canva Pro

Após, mudar de lugar sem danificar suas raízes, você deve partir para a poda. Em resumo, isso deve ser feito com uma tesoura bem afiada e própolis para cicatrização do corte.

Então, como corrigir estiolamento com a poda? Corte todos os galhos estiolados. Se possível, mantenha somente o caule central e as raízes, porque a planta brotará novamente de forma saudável.

Por fim, leia também: Como tratar folhas murchas de limoeiro e na laranjeira? Salve suas frutas

GUIA COMPLETO sobre como CUIDAR de uma SAMAMBAIA

Carregando comentários aguarde...
...