Anúncio

Aprenda a fazer um adubo poderoso com casca de ovos: veja o passo a passo

Saiba como é possível fazer um adubo incrível em sua casa, apenas utilizando cascas de ovos!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 01 de maio de 2022, por Karla Camacho – Que tal aprender a fazer um adubo poderoso com casca de ovos em sua casa? Para isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como fazer um adubo incrível, que utiliza apenas cascas de ovos para ser feito. Além disso, saiba esse adubo caseiro é ideal para utilizar no cultivo de plantas frutíferas, flores e hortaliças. 

Continua depois da publicidade

Aprenda um receita incrível de adubo com casca de ovos

Se você é uma pessoa que ama comer aquele ovo frito ou cozido, saiba que esse alimento é uma rica fonte de proteínas e isso inclui até mesmo as suas cascas, que geralmente vão para no lixo.

Além disso, saiba que a casca de ovo é composta por carbonato de cálcio, que é um ingrediente indispensável para a saúde das plantas.

Continua depois da publicidade

Por isso, abaixo iremos te apresentar uma incrível receita de adubo poderoso com casca de ovos, que você provavelmente irá parar de jogar esse esse resíduo orgânico, no lixo da sua casa.

Adubo poderoso com casca de ovos
Aprenda a fazer um adubo poderoso com casca de ovos: veja o passo a passo. Foto: Canva Pro

Leia também: Aprenda como fazer adubo de folhas secas de um jeito simples e fácil; veja o passo a passo

Como fazer

Para fazer um adubo com casca de ovos, você precisa começar a separar esse resíduo orgânico ao invés de jogá-lo no lixo.

Para isso, sempre mantenha um recipiente sobre a pia, para guardar esses restos. Veja abaixo, o passo a passo para usar esse ingrediente e fazer um adubo poderoso para suas plantas.

Limpe as cascas de ovos

Saiba que o interior da casca dos ovos, possui uma nódoa que é deixada pela clara e a gema. Sendo assim, o primeiro passo realizar uma limpeza interna das cascas.

Para isso, basta lavar com água para remover essas impurezas e deixar secar ao sol completamente.

Além disso, é importante ter cuidado para não deixar a casca queimar com os raios solares, visto que ela é muito sensível à luz solar.

Triture-as em um liquidificador

Depois de algum tempo secando, você poderá notar que as cascas irão ficar mais frágeis e poderão quebrar com mais facilmente nas mãos.

Em seguida, coloque-as dentro de um liquidificador e bata em alta rotação, até que elas fiquem na consistência de uma farinha. 

Adicione cascas de banana e borra de café

Feito isso, coloque a farinha de casca de ovos em um recipiente e em seguida, triture a casca de banana que deve estar seca. Uma dica, é deixas as cascas no sol, para que elas sequem completamente antes de utilizá-las.

Quando a farinha das cascas estiver bem fininha, misture-a com borra de café e coloque no mesmo recipiente da farinha de casca de ovos. 

Adubo poderoso com casca de ovos
Aprenda a fazer um adubo poderoso com casca de ovos: veja o passo a passo. Foto: Canva Pro

Como utilizar esse adubo nas plantas?

Depois de misturar esses três ingredientes, basta depositar diretamente no solo de suas plantas. Além disso, saiba a água utilizada nas regas, irá levar esse adubo poderoso para as raízes.

Viu como é fácil fazer e usar esse adubo poderoso com casca de ovos? Sendo assim, aproveita essas dicas e deixe as suas plantas nutridas e sempre perfeitas.

Para acompanhar mais dica de como ter uma incrível horta na sua casa você pode acompanhar essa matéria do Casa Vogue, publicada por Vanessa D’amaro em 27/06/2020.

Por fim, leia também: 10 alimentos que podem virar adubo: conheça agora mesmo!

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...