Anúncio

Aprenda a plantar nabo em sua horta ou jardim livre de agrotóxicos

Saiba como cultivar esse legume delicioso, de uma forma simples e prática em sua casa!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Porto Alegre, 27 de maio de 2022, por Estefânia Tabata — Que tal aprender a plantar nabo em sua casa, sem a utilização de agrotóxicos? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como cultivar esse delicioso legume, de uma maneira prática e sem precisar de muito espaço. Além disso, saiba que o nabo é riquíssimo em vitaminas, minerais, fibras e água, podendo ser uma boa pedida no preparo de diversos pratos diferentes.

Continua depois da publicidade

Saiba como plantar nabo em sua casa

Considerada uma raiz tuberculosa e com folhas comestíveis, o nabo (Brassica rapa) é muito consumido no Brasil e está presente no preparo de diversas saladas e pratos diferentes. Geralmente, suas plantações ocorrem em larga escala, voltado para a comercialização desse legume.

Continua depois da publicidade

Para plantar o nabo, primeiro você irá precisar germinar as sementes no solo onde será realizado o cultivo de maneira definitiva. Além disso, a terra deve ser bem adubada e fofa, sem a presença de pedras ou outros objetos que possam liminar o crescimento do nabo.

Como plantar nabo?
Aprenda a plantar nabo em sua horta ou jardim livre de agrotóxicos. Foto: Canva Pro

Leia também: O que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo

Clima perfeito para o nabo

Essa é uma das suas qualidades, devido a que, se desenvolve em uma temperatura entre 17 a 22 graus, embora possa suportar grandes temperaturas e mais baixa. No entanto, fique de olho quanto estivar em temperaturas mais altas. Pois, isso causa um pouco de encolhimento em sua raiz, a deixando um pouco mais dura.

Além disso, procure um local adequado para o desenvolvimento de sua plantação.

Luminosidade para o nabo

Apresar dessa planta precisar de muita luz, ela consegue sobreviver a uma iluminação sombreada, o que pode ajudar em casos de haver um ambiente que seja muito quente.

Adubo

Adubar à terra é muito importante. Nesse caso, o mais indicado é quanto a planta chegar perto dos 13 cm, adicionar na terra mais adubo para melhorar o desenvolvimento da sua planta e tomar alguns cuidados para eliminar as ervas daninhas.

Fertilização

Essa tática ajudará na sua plantação de nabo. Por isso, utilize fertilizantes orgânicos para fortalecer a raiz do nabo, sempre prezando por um alto valor nutritivo, mas com teor de nitrogênio mínimo. Dessa maneira, você irá fazer com que a sua plantação cresça fortemente e bem saudável.

Quanto tempo demora para nabo crescer após plantar?

A princípio, não demora muito para o nabo alcançar o estágio de colheita. Geralmente, demora cerca de um 1 mês e 15 dias para estar pronto para a colheita.

Fique alerta sobre as pragas que podem afetar sua plantação

A princípio, o nabo deve ser observado diariamente devido às grandes pragas que procuram nabos, ou até outras plantações. Além disso, essa planta pode sofrer com a Áltica, que é um besouro que come as folhas do nabo.

Há também o afídeos, que são pulgões que extraem a seiva da planta e ainda solta resíduos tóxicos para planta, e que afeta espontaneamente o crescimento de sua plantação. Por isso que, tome cuidado quando for plantar, para evitar eventuais acontecimentos maléficos a sua plantação

Aprenda a plantar nabo em sua horta ou jardim livre de agrotóxicos. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar aprender mais dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira essa matéria do Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: O que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...