Anúncio

Banana em penca; aprenda os segredos para cultivar em casa e ter muitos frutos

Saiba como ter uma bananeira fértil e saudável no conforto do seu lar

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 25 de maio de 2022, por Greison Fiel — Com a rotina cada vez mais corrida, encontrar tempo para ir ao mercado comprar banana por ser um grande desafio. Por isso, hoje, aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO, aprenda os segredos para cultivar banana em casa e ter muitos frutos de forma simples, e eficaz.

Continua depois da publicidade

Aprenda os segredos para cultivar banana em casa e ter muitos frutos

Sendo uma das frutas mais consumidas pela população brasileira, a banana além de nutritiva é muito saborosa. Logo, ter uma bananeira no lar poder ser muito beneficente. Porém, para o sucesso do cultivo é necessário seguir alguns segredos.

Continua depois da publicidade

Leia também: como acabar com as formigas em tempo recorde e gastando pouco dinheiro

Escolha o tipo certo de banana

Aprenda os segredos para cultivar banana em casa e ter muitos frutos
Aprenda os segredos para cultivar banana em casa e ter muitos frutos — Foto: Canva Pro.

Se você tem um grande quintal pode escolher a espécie de bananeira da sua preferência. Porém, caso contrário é possível plantar banana em vaso, se espécie for de bananeira-anã, pois ao contrário da maioria, ela só chega até quatro metros de altura.

Caso você more em apartamento, a depender das regras de condomínio, plantar o pé de bananeira-anã na varanda pode ser uma ótima opção, porque está espécie não vai ultrapassar o tamanho do vaso.

Poupe tempo

O crescimento de um pé de bananeira pode ser bastante demorado. Portanto, o ideal é começar o plantio já com mudas, cormo ou até bananeiras que acabaram de brotar. Você pode encontrá-los em hortas ou sites.

Se atente ao espaço

Então, se você tem um quintal, não tente colocar várias mudas de bananeiras próximas porque isso pode afetar o seu processo de adubação, e por consequência, prejudicar o seu desenvolvimento.

Desse modo, se for plantar a bananeira-anã, escolha um vaso de 15 a 40 cm de largura e altura, e que possua um bom sistema de drenagem. Logo será necessário verificar se o vaso utilizado possui furos no fundo.

Cuidados antes do plantio da bananeira

Antes de plantar, adquira terra com uma adubagem levemente ácida, e com uma boa drenagem. Portanto, terras mais soltas são ideias para facilitar o processo de escoamento da água.

Se você optou pelo cormo, será necessário lavá-lo com água morna antes de transferi-lo para o vaso ou quintal. Isso garantirá que as possíveis pragas sejam eliminadas, e a sua bananeira cresça de forma saudável.

Não enterre a sua bananeira completamente

Você já tem à terra certa, e já fez todo o processo para higienizar. Portanto, agora chegou a hora de plantar. Quando for plantar seu cormo ou sua muda, é importante cavar um buraco grande para depositá-la, e em seguida, encher de terra.

Para um bom desenvolvimento, o seu pé de bananeira não pode ser completamente enterrado, por isso, é importante deixar 20% da plantação exposta, até que ela comece a crescer.

Elas precisam de sol

Achar diversos pés de bananeiras em praias não é uma coincidência. Por ser uma planta tropical, a bananeira precisa ter o maior contato possível com o sol, portanto não é indicado plantá-la em locais fechados.

Não esqueça de regar

Apesar de adorar o calor, para um bom crescimento a bananeira precisa de umidade. Em tempos quentes, é necessário regá-la até duas vezes por dia em abundância para garantir um solo molhado. Em épocas frias, acompanhe a umidade do solo.

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: como armazenar a polpa do caju por mais tempo? Veja agora mesmo e economize

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...