Anúncio

Cinzas é adubo para plantas? Veja se dá certo ou não utilizá-lo

Entenda como as cinzas de carvão vegetal podem ser benéficas para o solo das suas plantas, fornecendo diversos nutrientes!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 29 de maio de 2022, por Karla Camacho – Você sabia que as cinzas do carvão utilizado para fazer churrasco, é considerado um adubo? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar por que a cinza é um adubo para plantas e quais os nutrientes que ela pode oferecer para o solo. Além disso, iremos apresentar os métodos para aplicar as cinzas no solo. Pois, o excesso desse material também pode comprometer as plantas.

Continua depois da publicidade

Você sabia que cinza é adubo? Veja os benefícios que ele traz para as plantas

Compostos de cálcio, fósforo, potássio e magnésio, estão presentes nas cinzas de madeira que são obtidas através do processo de queima da lenha. Por isso, elas podem ser usadas tanto para enriquecer a terra quanto para fazer a correção do solo.

Continua depois da publicidade

Além de serem comercializo por indústrias produtoras de insumos agrícolas, você encontra esse resíduo como o nome de Adubo NPK 0-1-3 em lojas de jardinagem, caso não queira realizar a queima da madeira por conta própria.

Cinza é adubo
Cinzas é adubo para plantas? Veja se dá certo ou não utilizá-lo. Foto: Canva Pro

Leia também: Adubo potente para vasos e canteiros; veja como fazer de maneira eficiente e prática

Sobre o uso de cinzas nas plantas

Caso você queira ter uma horta em casa e o seu terreno não é ideal para isso por causa do solo muito ácido, as cinzas de madeira podem ajudar a neutralizar a terra para deixar ela pronta para o plantio. Isso acontece, porque as cinzas contam com até 70% de carbonato de cálcio em sua composição, sendo um elemento que é gerado pelo processo de queima da madeira.

Usada para substituição do calcário, as cinzas são resíduos mais fáceis de se obter e, ao contrário da calagem, o método de ação desse resíduo é lento e não acontece tão rápido quanto o uso do calcário para correção do solo.

Além de saber que cinza é adubo, queremos você que saiba, que ela também serve com um pesticida natural para suas plantas. Isso porque, as cinzas são capazes de eliminar lesmas e caracóis do seu jardim. Para isso, você deve polvilhar esse material ao redor das plantas, para que seja criado uma barreira impossível de ser transposta por esses animais destrutivos.

O que faz dar errado usar as cinzas em plantas

Assim como os benefícios, saiba que alguns cuidados precisam ser tomados para que nada dê errado. Afinal, as cinzas devem ser obtidas de madeiras livres de produtos químicos como as mobílias da sua casa que recebem tratamento químico.

Além disso, as cinzas nunca devem ser combinadas com fertilizantes ricos em nitrogênio, como o húmus de minhoca por exemplo, visto que isso produzirá gás amoníaco que é altamente tóxico.

Cinza é adubo
Cinzas é adubo para plantas? Veja se dá certo ou não utilizá-lo. Foto: Canva Pro

Saiba mais cuidados com suas plantas

Muito usado nas horas, cinza é adubo para as plantas, mas outros cuidados também são muito importantes. Então, veja mais nesta matéria do Globo, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.

Por fim, leia também: Saiba como fazer um adubo incrível com casca de ovos: veja onde e como usar corretamente

Especial MÊS DAS NOIVAS: BEM CASADO a MELHOR receita com MARCIA SIQUEIRA

Carregando comentários aguarde...
...