Anúncio

Como acabar com formigueiro que se espalhou pelo jardim? Resolva de maneira simples e fácil

Conheça alguns métodos que são simples, eficazes e baratos, para eliminar formigas de plantas e jardins!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Porto Alegre, 27 de maio de 2022, por Estefânia Tabata — Seu quintal e as suas plantas estão infestadas por formigas e seus formigueiros? Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar dicas de como acabar com formigueiro que se espalhou pelo jardim, utilizando métodos que são simples e muito eficazes. Dessa maneira, você não irá precisar de inseticidas caros e que nem sempre são capazes de eliminá-las.

Continua depois da publicidade

Como acabar com formigueiro que se espalhou pelo jardim? 

É comum que apareçam formigueiros em jardins. Afinal, as formigas procuram por matérias orgânicas que são dispensadas no solo e até pelas plantas, no qual se alimentas das folhas e do caule.

Por isso, são uma ameaça para o seu jardim, visto que elas podem infestar o ambiente e devorar suas plantas em poucos dias. Veja abaixo, dicas simples e eficazes para eliminá-las de uma vez.

Continua depois da publicidade
Acabar formigueiro no jardim
Como acabar com formigueiro que se espalhou pelo jardim? Resolva de maneira simples e fácil. Foto: Canva Pro

Leia também: Aprenda os segredos para cultivar brócolis em casa e ter cachos maravilhosos

O fubá é tóxico para esses insetos

Com fubá podemos fazer refeições ricas e deliciosas. Além disso, podemos proteger nossas plantas de formigas. Afinal, ele é um elementos venenos para elas, pois não conseguem digeri-lo de forma adequada.

Elas não se alimentam fora da colônia, pois levam para a rainha. Uma vez que a rainha consumir o fubá, ela morrerá em poucas horas. Assim, todas as outras formigas morrem, porque não podem se reproduzir.

Por ser matéria orgânica, você pode espalhá-la em todo o jardim. Mas procure se concentrar nas regiões próximas dos formigueiros. Dessa forma, o efeito será mais rápido e você terá controle das pragas de novo.

Ervas especiais que as formigas evitam

Há especiarias que esses insetos detestam, em especial, por conta de seu cheiro forte. Então, misturá-los na terra do jardim é uma opção viável. Afinal, não agridem à terra, se a quantidade não for muito grande.

Os principais ingredientes são canela, cravo, hortelã, pimenta e alho. Sobretudo, eles não precisam estar seco para serem usados como proteção das plantas. Porque você deve moê-los juntos para misturar na terra perto de onde elas estão.

Você pode optar por plantar mudas desses itens facilmente. Sobretudo, quando elas precisam de tão poucos cuidados de cultivo. Planta-as nas beiradas do jardim e perto do lugar onde está o fogo de formigas.

O café é repelente de formiga?

Além de um ótimo fertilizante, o café também serve para afastar as formigas. Seu cheiro forte e sua composição não agrada a elas, assim como espanta moscas. Por ser bom para à terra, sobretudo, ele pode ser espalhado na superfície do jardim.

Aplique-o em lugares onde as formigas podem se esconder. Espalhe, ainda, em suas trilhas, para que elas se percam durante o dia. Mas saiba que elas não morrerão enquanto a rainha estiver ali e viva.

Não se pode exagerar no uso desse item. Afinal, em grandes quantidades, atrapalha o desenvolvimento das plantas ao seu redor. De forma que se transforma em outro problema, em vez de solucionar o anterior.

Acabar formigueiro no jardim
Como acabar com formigueiro que se espalhou pelo jardim? Resolva de maneira simples e fácil. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Leia também: Solução mata-tudo! Dê fim em formigas, lesmas, caracóis e muito mais

Saiba agora COMO ELIMINAR FORMIGAS na RAÇÃO DOS PETS

Carregando comentários aguarde...
...