Anúncio

Como colher flores para fazer arranjos naturais? Veja dicas incríveis

Saiba como fazer um arranjo natural incrível, para decorar a sua casa!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Utilizar flores ornamentais para a decoração de ambientes, é uma excelente opção para tornar um ambiente mais leve e com ar mais natural. Além disso, vale lembrar que as plantas trazem beleza, aconchego e vida ao ambiente, quando escolhidas as espécies corretas. Por isso, hoje 21 de fevereiro de 2022, o  Horta, Jardim & Cia irá ensinar a como colher flores para fazer arranjos naturais.

Continua depois da publicidade

Saiba como colher flores para fazer arranjos naturais

Antes de qualquer coisa é preciso verificar se você possui uma base adequada ao seu arranjo de flores. Você pode comprar um vaso ou reutilizar algum recipiente que você já tenha.

Escolha da base

Muitas pessoas gostam de escolher sua base de acordo com o ambiente. Se for uma decoração mais descontraída, é possível utilizar canecas, garrafas de vidro vazias, bules antigos ou até mesmo latas.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, se for uma decoração mais clássica, bases de aço inox, vidro, louça ou prata são os mais utilizados.

Flores para fazer arranjos naturais
Como colher flores para fazer arranjos naturais? Veja dicas incríveis. Foto: Canva Pro

Leia também: Adubo orgânico para orquídeas: como fazer?

 Escolha das flores

O primeiro passo é escolher as flores certas. Se o arranjo ficar em um local quente, plantas que suportem essa temperatura são as mais indicadas como margaridas, cravos, astromélias e orquídeas. Por outro lado, se for um ambiente mais ameno, tulipas, hortênsias e rosas são ótimas opções.

Você optar pela forma mais fácil de se fazer um arranjo, que é com apenas um tipo de flor, mas também é possível misturar vários tipos. Uma dica muito valiosa é não misturar flores europeias com flores tropicais, pois elas não combinam entre si!

Cortar o caule

Após a escolha das flores, o próximo passo é a colheita da flor, ou seja, cortar o seu caule. Esse momento é crucial para não maltratar a planta. Por isso, deve-se usar ferramentas adequadas para jardinagem, como facas e tesouras bem afiadas.

É importante atentar-se às rachaduras o caule. Caso exista, é preciso fazer um corte na diagonal em cima desse local, fazendo o corte em água corrente.

Higienização

Muitas flores vêm com sujeiras por ficarem expostas em locais abertos. Por isso, é importante higienizá-las. Então para isso, utilize um pano úmido com um pouco de água e sabão neutro por toda a planta e caule, sempre com movimentos brandos. Caso tenha muita poeira, pode-se utilizar um secador com intensidade baixa para retirar o excesso e borrifar álcool isopropílico 70% para finalizar.

Remoção das folhas

Uma solução para deixar o vaso mais limpo é a retirada das folhas. Além disso, isso pode ajudar a evitar algumas pragas.

No entanto, o mais importe é se atentar aos espinhos pois eles são importantes na proteção dos caules. Por isso, é preciso manter eles no caule.

Flores para fazer arranjos naturais
Como colher flores para fazer arranjos naturais? Veja dicas incríveis. Foto: Canva Pro

Dica bônus

Existem conservantes florais que são vendidos em floriculturas para você conservar seu arranjo por mais tempo. Mas você pode fazer uma receita simples sem gastar muito.

Para isso, misture 2 gotas de água sanitária com 1 colher de chá de açúcar. O cloro da água sanitária ajuda a matar os germes que fazem a água dos arranjos estragarem rapidamente, e o açúcar serve de nutriente.

Por fim, leia também: Como fazer compostagem? Veja agora mesmo de um jeito simples

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...