Anúncio

Como fazer a drenagem correta dos vasos? Veja dicas para ter sucesso no cultivo

Aprenda a preparar um solo bem drenado para as suas plantas, e evite o acúmulo de umidade que pode atrair fungos!

Anúncio


Continua depois da publicidade

São Paulo, 17 de junho de 2022, por Sonia Mendonça – Você sabe como garantir uma boa drenagem nos vasos das suas plantas? Para te ajudar, hoje o Horta e Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar que a drenagem, não é apenas os buracos que existem ao fundo vaso. Nesse caso, você deve utilizar uma “misturinha” que você mesmo pode fazer, e que deve ser colocada junto com a terra.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, algumas informações importantes sobre a drenagem de solos, e entenda como esse procedimento é extremamente importante para o cultivo de qualquer planta.

O que é a drenagem dos vasos e qual a sua importância?

Saiba que plantas cultivadas em um solo com boa drenagem, conseguem crescer e se desenvolver melhor, se tornando mais fortes e bonitas.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que um solo bem drenado e sem excesso de umidade, elimina todo e qualquer risco de apodrecer as raízes das plantas. Isso porque, se houver o acúmulo da água, isso acaba atraindo fungos que prejudicam toda a estrutura da planta.

Drenagem dos vasos
Como fazer a drenagem correta dos vasos? Veja dicas para ter sucesso no cultivo. Foto: Adobe Stock

Leia também: Brinco de princesa: aprenda aqui os truques para encher de flores mais rápido

Se você é um jardineiro iniciante, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre drenagem. No entanto, você sabe realmente, o que é e qual a sua importância?

Quando se utiliza esse requisito no solo de suas plantas, você garante que haja um caminho para que a água saia. Para isso, segredo está em justamente permitir que os nutrientes continuem no vaso sem sair junto com a água.

Portanto, não basta apenas que os vasinhos tenham buracos. Nesse caso, você também precisa fazer uma mistura na terra para reter os nutrientes que fornecem para as suas plantas, todos os benefícios necessários para o seu crescimento e desenvolvimento.

Faça a drenagem dos vasos utilizando areia

A primeira forma de prepara o solo, é utilizando a areia para fazer esse “caminho” para a água. Para isso, você deve colocar uma camada de argila ao fundo do vaso e em seguida acrescentar  um pouco de pedras de brita e por cima.

Feito isso, coloque uma camada de areia de construção e acrescente as sementes ou a muda da sua plantinha.

Manta de drenagem: saiba mais detalhes sobre esse material

Saiba que a manta de drenagem é facilmente encontrada em lojas de jardinagem ou você pode utilizar aquelas mantas que são ficam no ar condicionado.

Para utilizar a manta no solo, você deve aplicar na mesma sequência do método com areia. No entanto, a diferença está na areia que é retirada, para então colocar a manta em seu lugar.

No entanto, há um único ponto negativo, que é validade desse tipo de material, que é menor do que a areia. Por isso, será necessário trocar de tempos em tempos.

Drenagem dos vasos
Como fazer a drenagem correta dos vasos? Veja dicas para ter sucesso no cultivo. Foto: Adobe Stock

Os vasos precisam ter furos

Saiba que esse requisito é essencial para que as suas plantas fiquem sempre saudáveis. Além disso, você pode trocar a sua planta de lugar de tempos em tempos, para avaliar onde há uma melhor adaptação por parte da planta.

Contudo, não se esqueça de fazer a drenagem dos vasos e saiba que eles precisam ter furos. Pois, a água precisa sair e os nutrientes não.

Por fim, leia também: Para não errar mais: aprenda a diferença entre adubo e fertilizante

Faça os melhores INSETICIDAS CASEIROS, NATURAIS e BARATOS!

Carregando comentários aguarde...
...