Anúncio

Aprenda a fazer a poda do pé de laranja e de limão para produzir 2 vezes mais

Entenda como é possível aumentar a produtividade do limoeiro e da laranjeira, apenas fazendo uma poda adequada!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2022, por Priscila Lívia — Sabia que é possível aumentar a produtividade do limão e da laranja, através da poda? Confira hoje, aqui no Horta, Jardim & Cia do Folha GO, como fazer a poda do pé de laranja e de limão para produzir mais rápido e em maior quantidade, além de melhorar a qualidade dos frutos que são produzidos, tendo um tamanho maior e mais suco.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer a poda do pé de laranja e de limão para produzir 2 vezes mais rápido

A princípio, tanto a laranjeira quanto o limoeiro são plantas originárias da Ásia, de maneira mais específica em regiões da Índia e do sudoeste do Himalaia. No entanto, essas espécies que conhecemos hoje, são árvores adaptadas ao clima do continente americano.

Continua depois da publicidade

Em relação ao cultivo dessas frutas, devemos levar em consideração o clima da região onde são cultivadas e também a forma como é realizada a poda.

Isso porque, é muito importante tomar cuidado com a poda durante o inverno. Além disso, saiba que o frio e a geada podem acabar matando a planta, quando recém-podada.

Poda do pé de laranja e de limão
Aprenda a fazer a poda do pé de laranja e de limão para produzir 2 vezes mais. Foto: Canva Pro

Leia também: Costela de adão: aprenda os segredos para cultivar corretamente

Como fazer a poda

Por mais que o pé de laranja e limão sejam cítricos e façam parte da mesma família, eles têm suas diferenças na hora de podar. Nesse caso, são duas épocas diferentes, em que você precisa se atentar para não errar ao realizar o processo.

Primeiramente, saiba que o pé de laranja deve ser podado no início da primavera. Dessa maneira, a sua renovação será acelerada, produzindo frutos maiores e minimizando o risco de congelar a planta.

No entanto, o limão deve ser podado no início do ano, entre os meses de janeiro e fevereiro. Porém, se o limoeiro for jovem, você pode realizar poda em qualquer época do ano. Contudo, é preciso tomar cuidado com as geadas.

Quais os melhores materiais para a poda

Os equipamentos de segurança são indispensáveis para a poda. Portanto, faça o uso de luvas de jardinagem e óculos de proteção sempre. Dessa maneira, você irá ficar protegido de qualquer ferimento grave que possa acontecer, por conta dos espinhos.

Além disso, enquanto a árvore for pequena, a tesoura de poda será suficiente para o processo. Porém, após o crescimento, você irá precisar de uma serra e de uma escada, para alcançar e cortar os galhos mais grossos e altos.

Para que podar pés de laranja e de limão

O pé de laranja e o pé de limão, são parte de um mesmo grupo genético. Com isso, irão reagir à poda de maneira semelhante, apesar de serem duas árvores diferentes em outros aspectos.

Por isso, você deve ficar atento para não exagerar na hora de podar sua planta. Por exemplo, você nunca deve cortar a copa de nenhuma das árvores durante sua juventude, por que a produção cairá muito.

Nesse caso, você pode realizar uma poda chamada aparação, que consiste em cortar as pontas dos galhos, dando um formato menor para a planta. Com isso, melhora a respiração e a entrada do sol, multiplicando a produção dos frutos.

Poda do pé de laranja e de limão
Aprenda a fazer a poda do pé de laranja e de limão para produzir 2 vezes mais. Foto: Canva Pro

Cuidados especiais para podar pés de laranja e limão

Para que a sua planta se desenvolva com saúde, você deve deixar apenas os galhos resistentes para aguentar os frutos.

Além disso, saiba que os primeiros frutos que irão surgir após a poda, devem ser descartados para aumentar a produção.

Por fim, leia também: Como cultivar a Jiboia para crescer rápido? Veja 03 maneiras incríveis

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...