Anúncio

Como fazer adubo com restos de frutas e verduras?

Aprenda o passo a passo para fazer um adubo poderoso para as planta, gastando praticamente nada!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 27 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Que tal aprender a fazer um adubo com restos de frutas e verduras? Confira hoje, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO, como fazer um excelente adubo que faz toda a diferença ao ser aplicado nas plantas, capaz de deixá-las mais fortes e bem mais rápido.

Continua depois da publicidade

Como fazer adubo com restos de frutas e verduras?

Agora, veja o que precisa para esse adubo com restos de frutas e verduras, para que seja possível fornecer todos os nutrientes que precisa para crescer. E também não vai ter que jogar fora, os restos de alimentos que poderiam acabar sendo desperdiçados.

Continua depois da publicidade
Adubo restos frutas verduras
Como fazer adubo com restos de frutas e verduras? Foto: Canva Pro

Leia também: Como cultivar palmeira Raphis: confira os cuidados necessários para ter essa planta decorativa em casa

Utilize potes de sorvete

Antes de tudo, é preciso pegar os potes de sorvete, que precisam estar limpos para que se possa fazer o adubo com restos. É importante fazer uma limpeza total, para isso use água e sabão, para poder retirar qualquer resíduo de sorvete ou no gelo nos potes.

Depois que fizer isso, pegue um dos potes de sorvete, que vai fazer o adubo com restos e faça furos de drenagem na parte de baixo. Para isso pode esquentar a faca no fogo, e depois usar para cortar o plástico, faço o mesmo na tampa e pode esquentar a faca.

Coloque a terra e faça o preparo das frutas e verduras

Primeiro, para fazer uma composteira pegue aquele pote que tenha os furos na parte de baixo, e coloque nele uma camada fina de terra. Não precisa ser uma terra especial, pode na mesma usada no jardim e não precisa de muita terra o bastante para que o fundo seja coberto.

Logo, é preciso fazer o preparo das frutas e verduras, para isso separe as cascas dos alimentos ao longo de uma semana ou um mês. Então coloque dentro do liquidificador, e bata até que fique um pouco líquida, tire excesso de líquido e coloque elas na terra.

Cobrindo as cascas de frutas e verduras

Em seguida, com as cascas já em cima da terra, volte a colocar mais terra sobre os seus alimentos. Para ter um bom adubo com restos, tampe o pote de sorvete, de forma que tenha furos em cima. E espere que passe 40 dias para poder usar nas plantas.

Aplicando sobre as plantas da maneira correta

Por fim, para conseguir aplicar muito fácil, só precisa pegar o líquido captado no pote de sorvete. E dilua 1 L desse chorume em 10 L de água, ao fazer isso pode aplicar esse chorume ao invés da rega.

Adubo restos frutas verduras
Como fazer adubo com restos de frutas e verduras? Foto: Canva Pro

Sugestão  de leitura

Se você quer saber como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como secar e torrar sementes de abóbora para consumir como petisco: veja agora

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...