Anúncio

Como fazer germinar sementes de caqui? Aprenda o passo a passo

Saiba como fazer o plantio e o manejo dessa árvore frutífera, de uma forma simples!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Está pensando em cultivar um pé de caqui em seu quintal, horta ou jardim? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como germinar sementes de caqui da maneira correta. Além disso, iremos apresentar algumas técnicas de manejo que contribuem para que essa árvore frutífera tenha um bom crescimento e desenvolvimento.

Continua depois da publicidade

Como germinar sementes de caqui? Saiba fazer da maneira correta

Para realizar esse procedimento, não é algo muito difícil. No entanto, é importante prestar atenção em alguns pontos que são cruciais para o decorrer do cultivo, para que seja possível ter sucesso ao germinar as sementes. Caso contrato, poderá dar errado ou não haver uma boa frutificação.

Continua depois da publicidade

Por isso, abaixo iremos explicar alguns cuidados que se iniciam no momento da extração de sementes, até a germinação e transplante das mesmas. Veja abaixo, o passo a passo de como fazer da maneira correta.

Germinar sementes de caqui
Como fazer germinar sementes de caqui? Aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Leia também: Solução mata-tudo! Dê fim em formigas, lesmas, caracóis e muito mais

Como fazer a retirada de sementes do caqui Taubaté e do chocolate

Antes de tudo, é preciso retirar as sementes de caqui, acontece que cada caqui tem uma semente diferente. E por isso, para retirar difere, no caso do caqui do tipo taubaté é preciso fazer vários cortes com cuidado até chegar a semente no seu caqui.

Entretanto, se for fazer uma germinação com sementes de caqui chocolate é mais fácil, pegue uma faca e corte o seu caqui em quatro pedaços diferentes. Com a faca retire com cuidado as sementes, prestando atenção para não lascar ou danificar as sementes.

Sobre o período de dormência das sementes

Primeiro, é preciso passar por um período de dormência, para que seja possível germinar semente dessa fruta e ter mais sucesso no cultivo. Acontece que esse período vai acontecer, quando as sementes passarem por uma temperatura mais baixa, para depois poder cultivar.

Em seguida, pegue um papel toalha e com um borrifador aplique um pouco de água, sem encharcar. Coloque as sementes em cima do papel e coloque outro por cima e volte a deixar ele úmido. Feito isso, aguarde por volta de 4 meses e mantenha bem úmido.

Fazendo a germinação de forma correta

Nesse momento, é preciso fazer a germinação das sementes de caqui, para isso é necessário um grande recipiente ou um pote de tinta velho. Com o recipiente em mãos, coloque dentro dele uma mistura de terra orgânica e com húmus de minhoca para poder nutrir elas.

Logo após que fizer isso, abra uma pequena cova na terra, ela precisa ter por volta de 5 cm de profundidade. Porque mesmo antes de germinar, as raízes do caqui vão ser muito profundas, e coloque pelo menos 3 sementes dentro da cova depois volte a cobrir ela.

Momento correto de fazer o transplante para o local definitivo

Saiba que o procedimento de transplante deve ser feito após germinar as sementes, e se possível quando haver várias folhas pela planta. Nesse caso, deve ocorrer após dois meses do plantio. Sendo possível, colocar a muda em um vaso ou diretamente no solo mesmo.

Germinar sementes de caqui
Como fazer germinar sementes de caqui? Aprenda o passo a passo. Foto: Canva Pro

Sugestões de leitura

Como você gostou do nosso artigo, confira esta sugestão de artigo de Vanessa D’Amaro publicada pela Casa Vogue em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Descubra 4 maneiras incríveis de reaproveitar bagaço do limão

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...