Anúncio

Como fazer o coco-da-bahia germinar? Aprenda a cultivar de maneira fácil

Saiba como fazer mudas dessa fruta em sua casa e veja algumas dicas de cultivo para ter uma boa produção de cocos!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 29 de maio de 2022, por Sônia Lopes — Que tal fazer mudas de coco-da-bahia em sua casa, de uma maneira simples e fácil? Para isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como fazer um coco da Bahia germinar, para gerar mudas que podem ser plantadas em sua casa ou até mesmo vendidas. Afinal, o coqueiro é uma plantas mais utilizadas para a decoração de ambientes, sendo uma ótima opção para deixar o seu quintal mais bonito.

Continua depois da publicidade

Como fazer o coco-da-bahia germinar? Aprenda a cultivar

Considerado um fruto muito comum em regiões litorâneas, o coco-da-bahia é uma planta de fácil cultivo e que consegue se adaptar muito bem em diferentes solos. Além dos diversos benefícios que oferece para a nossa saúde, o coco-da-bahia enquanto estiver verde, pode ser extraído a sua água que é ideal para tomar gelada em dias de verão.

Continua depois da publicidade

No entanto, quando o fruto fica seco, ele pode ser ralado ou utilizado in natura para o preparo de diversas receitas, sendo a maioria doces. Em relação a colheita, é preciso que a planta alcance o estágio adulto para começar a produzir os primeiros frutos.

A princípio, o seu crescimento ocorre de maneira lenta e pode gerar frutos que levam um período até 8 meses para a colheita, após a planta alcançar o estágio adulto. Veja abaixo, mais detalhes sobre o plantio e a germinação do coco-da-bahia.

Fazer coco-da-bahia germinar
Como fazer o coco-da-bahia germinar? Aprenda a cultivar de maneira fácil. Foto: Canva Pro

Leia também: Banana em penca; aprenda os segredos para cultivar em casa e ter muitos frutos

Como fazer o preparo do coco e escolha do vaso

Para realizar o preparado do coco da Bahia, primeiro é necessário pegar uma faca que seja afiada  e utilizá-la para fazer rachaduras por todo o fruto, de forma que vá de uma extremidade a outra.

Em seguida, após fazer essas rachaduras, será preciso escolher um bom vaso para o coco-da-bahia germinar. Nesse caso, o vaso adequado precisa ser grande, tendo por volta de duas vezes o tamanho do próprio coco que será germinado. Dessa maneira, você irá assegurar de há espaço o bastante para o crescimento e desenvolvimento da muda.

Sobre o preparo do vaso da forma correta

Primeiro, é necessário preparar o vaso. Para isso, é preciso colocar no fundo dele várias pedras para poder drenar. Logo após coloque uma manta de drenagem por cima das pedras para separara-las do substrato. Em seguida, você deverá colocar mais terra onde será colocado coco-da-bahia.

Além disso, lembre-se que terra precisa ser arenosa e com um pouco de areia para ser bem leve. Dessa forma, você irá garantir que ele possa crescer, sem acabar sendo sufocado pela terra em volta. Por isso, é preciso que a terra seja bem levinha.

Como realizar o plantio do coco

Em seguida se deve começar a fazer a plantação do coco. Para isso, pegue o coco da Bahia já com as rachaduras e coloque-o com a parte do ramo para cima e bem no meio do vaso.

Feito isso, coloque a terra por cima de forma que fique apenas 5 cm do coco para fora.

Faça a rega constante do coco-da-bahia

Após realizar o plantio do fruto, lembre-se de manter sempre uma rega constante sobre o seu coco. Dessa maneira, você ter mais chances de que ele germine.

Quando ocorrer a germinação e se deparar com as novas folhas e galhos, aguarde duas semanas e faça o transplante para o solo ou para um vaso que seja grande. Pois, essa árvore costuma a alcançar cerca de 5 metros de altura. Quando plantado diretamente na terra, ele pode chegar a 12 metros de altura.

Fazer coco-da-bahia germinar
Como fazer o coco-da-bahia germinar? Aprenda a cultivar de maneira fácil. Foto: Canva Pro

Sugestões de leitura

Se você quer saber como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Solução mata-tudo! Dê fim em formigas, lesmas, caracóis e muito mais

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...