Anúncio

Como fazer uma composteira caseira usando baldes? Veja o passo a passo

Aprenda a fazer uma composteira muito eficiente em sua casa, para produzir os seus próprios adubos orgânicos!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2022, por Priscila Lívia — Que tal aprender a fazer uma composteira caseira, usando baldes? Para te ajudar, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar o passo a passo de como fazer uma incrível composteira em sua casa, utilizando apenas baldes para produzir o seu próprio adubo orgânico para as plantas.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer uma composteira caseira com baldes

Para fazer essa composteira caseira utilizando baldes, é necessário separar os alimentos que vão para o lixo ou não.

Para isso, em sua cozinha deixe uma lata de lixo separada, onde deve ser colocado todos os tipos de cascas e restos de alimentos, que não contenham sal ou qualquer outro tipo de tempero.

Continua depois da publicidade
Como fazer uma composteira caseira usando baldes
Como fazer uma composteira caseira usando baldes? Veja o passo a passo. Foto: Canva Pro

Leia também: Conheça os encantos de 5 flores amarelas para deixar seu jardim dourado

Adquirindo e fazendo a limpeza dos baldes

Primeiramente, saiba que é necessário pegar os baldes que você irá utilizar e prepará-los para o processo. Nesse caso, você pode comprar em supermercados ou padarias que conseguem vendam aqueles baldes de manteiga de 15 kg.

Geralmente o preço não é muito alto. Por isso, não irá ficar tão pesado para o seu bolso e ainda, vai te ajudar a poluir menos o meio ambiente. Para esse tipo de composteira, será preciso de 3 baldes.

Em seguida, com eles em mãos, você deve lavá-los com água e muito sabão, para conseguir retirar qualquer resíduo de gordura que estiver no seu balde, e que pode ser nocivo para a sua composteira.

Preparando os baldes para criar a composteira com as minhocas

Para preparar os baldes, primeiro você deve pegar uma chave de fenda redonda e grossa que não é mais utilizada e esquentá-la no fogo.

Em seguida, comece a fazer furos no fundo de dois baldes e repita até o furo ficar redondo e grande.

Feito isso, use uma chave de fenda menor e faça furos nas laterais dos três baldes, para que o oxigênio consiga entrar para dentro dos baldes. Logo após, retire o miolo da tampa deixe ficar apenas as bordas, para que as minhocas possam subir e descer.

Colocando a torneira no balde: fazendo a montagem da composteira

Em seguida, você deve instalar uma torneira no baldo. Para isso, use uma chave de fenda para fazer um buraco que caiba uma torneira de rosca.

Nesse caso, ela deve ser presa com cola ou algo que prenda a torneira. Além disso, do lado de dentro do baldo, você deve colocar uma pequena mangueira e está pronto.

Dessa maneira, você irá conseguir retirar o adubo líquido através da torneira deve ser feita somente no em um dos baldes. Em seguida, você deve começar a fazer montagem, mantendo o último balde com a torneira em baixo e os demais com furos no fundo, sobre ele.

Como fazer uma composteira caseira usando baldes
Como fazer uma composteira caseira usando baldes? Veja o passo a passo. Foto: Canva Pro

Fazendo a compostagem usando minhocas e restos de comida

Nessa última parte, você deve deixar o último balde vazio e no segundo coloque à terra e também as minhocas.

No terceiro balde, coloque os resíduos orgânicos como casca de alimentos ou leite coalhado, para que seja feita a compostagem e pela torneira, saia o adubo orgânico.

Leia também: Como cuidar de um vaso de lavanda? Veja dicas valiosas de cultivo

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...