Anúncio

Misturinha caseira para eliminar tiririca da grama: aprenda a fazer de maneira simples

Aprenda a fazer um incrível herbicida caseiro, gastando praticamente nada!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Que tal aprender a fazer uma incrível misturinha caseira para eliminar tiririca da grama? Para isso, hoje o  Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a preparar um herbicida caseiro que é capaz de eliminar a tiririca da grama e de outras partes do seu quintal, utilizando ingredientes baratos e que você já tem em sua casa.

Continua depois da publicidade

Misturinha caseira para eliminar tiririca da grama: saiba como fazer

A Tiririca é uma espécie de gramínea que possui o nome científico de Cyperus rotundus, considerada uma planta de alto poder invasivo e ataca plantações de algodão, arroz, cítricos, soja e mais uma série de cultivos de interesse econômico ou recreativo.

Continua depois da publicidade
Misturinha caseira para eliminar tiririca da grama
Misturinha caseira para eliminar tiririca da grama: aprenda a fazer de maneira simples. Foto: Canva Pro

Leia também: Como fazer mudas de Zamioculca? Aprenda o passo a passo

Principais danos

Muitos cultivadores consideram a tiririca como praga mais difícil de ser eliminada. Para piorar, ela pode ser encontrada em praticamente todos os tipos de solo e basta um pequeno descuido e lá está ela afetando as plantas ao redor.

Além da sua incrível capacidade invasiva, essa planta causa danos consideráveis no cultivo, pois ela possui uma capacidade competitiva muito alta, retirando muito dos nutrientes biodisponíveis do solo. A partir disto, as plantas não conseguem assimilar todos os compostos que ela precisa para se desenvolver.

A Tiririca possui um tamanho que varia de 15 a 70 cm. Desse modo toda sua anatomia se assemelha bastante a gramíneas tradicionais, com raízes subterrâneas e uma haste responsável por carregar as estruturas reprodutivas da planta.

Como eliminar a Tiririca

Basicamente, existem diferentes formas de eliminar esta praga, tudo irá depender do quão grave é o problema e que forma de cultivo você está fazendo. Para tal, você pode então fazer a eliminação química ou biológica.

A eliminação química é através de herbicidas que você consegue encontrar em qualquer loja de cultivo. A biológica é quando é inserido um predador que comerá a praga, nesse caso, os biólogos adicionam no cultivo o fungo da ferrugem.

Então existe também a misturinha caseira para eliminar Tiririca. Assim para faze-la, misture uma garrafa de vinagre, 1/4 de xícara de sal e duas colheres de sopa de sabão em pó. Dessa forma com auxílio de um borrifador, aplique a substância nas pragas.

Como evitar a invasão desta praga

De antemão se no solo onde você faz o seu cultivo, nunca teve a aparição de tiririca, assim sempre que for iniciar uma nova plantação, analise bem os componentes presentes no solo das mudas e veja se não nenhum ramo ou rizoma que esteja no meio.

Outro ponto a se atentar é com a qualidade e limpeza das ferramentas de cultivo e das sementes utilizadas. Então garanta que todos os produtos sejam de qualidade para não infectar o cultivo.

Por fim, indicado adicionar palha ou fibra de coco por todo o cultivo. Criando uma espécie de manta que irá proteger o solo e impedir que algumas pragas como a Tiririca invadam o cultivo.

Misturinha caseira para eliminar tiririca da grama
Misturinha caseira para eliminar tiririca da grama: aprenda a fazer de maneira simples. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Então, se você quiser mais dicas sobre como adicionar mais cor ao seu jardim, confira este artigo o Estadão, publicado em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Como ter roseiras explodindo em flores? Saiba os segredos para ter essas belas rosas

Carregando comentários aguarde...
...