Anúncio

Para o que serve o adubo de mamona? Saiba como utilizá-lo em seus cultivos

Conheça mais detalhes sobre esse incrível adubo orgânico que é utilizado na agricultura e que você pode utilizar em suas plantas!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 30 de maio de 2022, por Karla Camacho – Você conhece ou já ouviu falar sobre o adubo de mamona? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar mais detalhes sobre esse adubo que está sendo muito utilizado na agricultura em geral, e como ele deve ser utilizado. A princípio, esse esse adubo é extraído de uma planta que é originária da Ásia Meridional e muito popular no brasil.

Continua depois da publicidade

Para o que serve o adubo de mamona? Veja mais detalhes

A mamoneira é a planta que gera esse fruto. No qual, você pode extrair diversos produtos dessa espécie, como o óleo de rícino, o etanol, a ração animal. Além disso, é extraída a famosa torta de mamona que serve como um ótimo fertilizante para suas plantas.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, o adubo extraído da mamona, é conhecido como torta e pode ser utilizado também em plantas de jardim ou em hortas com plantas frutíferas e hortaliças em geral. Veja abaixo, como utilizar esse tipo de adubo e conheça os benefícios da mamoneira.

Adubo de mamona
Para o que serve o adubo de mamona? Saiba como utilizá-lo em seus cultivos. Foto: Canva Pro

Leia também: Adubo potente para vasos e canteiros; veja como fazer de maneira eficiente e prática

Torta de mamona: essencial para as plantas

Rica em fósforo, a torta de mamona é essencial para usar em plantas frutíferas de quaisquer espécies, seja de uma simples acerola até uma grande melancia, por exemplo.

Além de suprir todas as necessidades que os vegetais precisam para se desenvolver, a torta de mamona também é capaz de reduzir a acidez do solo. Assim, é um fenômeno ideal para quem preza pela sustentabilidade. Pois, não gera resíduos na atmosfera, assim como o calcário.

Adubação lenta

A liberação de nitrogênio, um dos elementos químicos essenciais no cultivo de plantas em um jardim ou horta, é feita de forma lenta pela fertilização feita com a torta de mamona.

Portanto, se você quer um adubo vegetal que mantém a fertilização do solo de forma paulatina, essa pode ser a melhor ideia para sua horta ou jardim.

Ideal contra pragas

Um outro benefício da utilização do adubo de mamona, é a sua propriedade inseticida e nematicida. Em estudos realizados pela Dutra Beltrão e Oliveira, a torta de mamona foi responsável por uma atividade nematicida em lavouras de café.

No entanto, apesar de todos os benefícios, é preciso ter cuidado para usar o adubo de mamona. Afinal, o vegetal conta com elementos tóxicos como o rícino, usado no preparo de um veneno potente à base de óleo que pode até mesmo levar pessoas e animais à morte se ingerido.

Adubo de mamona
Para o que serve o adubo de mamona? Saiba como utilizá-lo em seus cultivos. Foto: Canva Pro

Saiba mais cuidados para sua horta

Como vimos, a torta de mamona é essencial para o cultivo de hortaliças. Portanto, veja mais alguns cuidados nesta matéria do Globo, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.

Por fim, leia também: Saiba como fazer um adubo incrível com casca de ovos: veja onde e como usar corretamente

Especial MÊS DAS NOIVAS: BEM CASADO a MELHOR receita com MARCIA SIQUEIRA

Carregando comentários aguarde...
...