Anúncio

Plantas que atraem abelhas e outros polinizadores: veja 10 espécies para o seu jardim

Conheças essas plantas que ideais para o seu jardim, e que possuem bastante néctar para atrair abelhas e outros insetos benéficos!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 23 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Que tal atrair abelhas e outros insetos polinizadores para o seu jardim? Para isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar 10 plantas que atraem abelhas e outros polinizadores para o ambiente, devido ao néctar que essas espécies possuem. Dessa maneira, você poderá ter um jardim mais bonito com a flores que essas espécies possuem, sendo constantemente visitado por belas abelhas e mariposas.

Continua depois da publicidade

Plantas que atraem abelhas e outros polinizadores: veja 10 espécies para o seu jardim

Logo, saiba por que eles são essenciais, para o seu meio ambiente e também para poder manter as plantas do seu jardim mais saudáveis e vivas por mais tempo. E ao fazer isso, vai poder ajudar a natureza a se desenvolver melhor no jardim ou na horta.

Continua depois da publicidade
10 plantas que atraem abelhas e outros polinizadores
Plantas que atraem abelhas e outros polinizadores: veja 10 espécies para o seu jardim. Foto: Canva Pro

Leia também: Como armazenar a polpa do caju por mais tempo? Veja agora mesmo e economize

Hera: planta do tipo trepadeira e como folhas perene

Primeiro, vemos uma das 10 plantas e é a hera, que é uma planta que tem origem na Inglaterra. E é muito apreciada por diversos tipos de polinizadores, por que elas servem de abrigo para a maioria dos insetos polinizadores que costumam hibernar no inverno.

Azevinho: folhas bonitas e pontas bem afiadas

Portanto, temos o azevinho, ele conseguirá atrair borboletos e outros polinizadores durante o inverno. Para que se escondem nas folhas, nos dias que tiver um frio muito intenso, por isso é uma ótima para jardins com um muro que recebo muita luz.

Açafrão:  pequenas botões de flores que se parecem com joias

Agora, temo os açafrões, que atraem as abelhas por conta do néctar das flores de açafrão. E elas são perfeitas para compor o jardim, porque deixam o ambiente com mais cor, enquanto as abelhas vão adorar beber do néctar depois de hibernar.

Sarcococca confusa: planta ideal para um belo jardim

Em seguida, temos a sarcococca confusa, acontece, que ela é a planta ideal para ter um jardim do tipo sensorial. Enquanto vai trazer abelhas, junto com outros polinizadores direto para o seu jardim e para se aproveitar das flores dessa planta.

Pulmonária: possui belas flores em forma de funil e com várias cores diferentes

Então, temos pulmonária, suas flores atraem abelhas para o jardim ou horta. É um tipo de flor que é florestal, por isso consegue crescer num local com sombra. E pode ser plantado em áreas que são cobertas, se deve efetuar a poda sempre depois de florir.

10 plantas que atraem abelhas e outros polinizadores
Plantas que atraem abelhas e outros polinizadores: veja 10 espécies para o seu jardim. Foto: Canva Pro

Espinheiro: grande fornecedor de néctar para insetos polinizadores

Logo, também se o espinheiro, que é uma planta que consegue atrair mariposas, borboletas e outros polinizadores para o jardim. Porque essa planta conseguirá fornecer todo o néctar, que os polinizadores precisam durante o ano inteiro.

Sálvia: um verdadeiro banquete para qualquer inseto polinizador

Assim, temos a sálvia, que consegue ser um verdadeiro banquete para as borboletas. Enquanto também atraem outros polinizadores, e a sálvia aprecia um solo mais seco. Algumas variações podem ser usadas como temperos, e outras são ornamentais.

Orégano: serve para atrair abelhas e como tempero

Agora, plantas como o orégano, atraem abelhas para o jardim e dão de comer com o seu néctar. Enquanto para ser cultivada, é necessário um sol constante sobre ela, é importante manter o seu solo bem drenado para evitar acúmulo de água.

Ionicera: planta do tipo trepadeira que atrai abelhas e mariposas

Em seguida, temos a lonicera, sendo uma planta do tipo trepadeira. Durante o dia ela atrai abelhas, enquanto a noite o cheiro acaba mudando e atraindo mariposas, que são polinizadores que agem durante a noite.

Abélia: uma das melhores plantas para atrair polinizadores

Por último, temos a abélia, que consegue atrair tanto abelhas e borboletas quanto outros polinizadores para o seu jardim. E ela é uma planta que consegue chegar a por volta de 1,5 metro de altura.

10 plantas que atraem abelhas e outros polinizadores
Plantas que atraem abelhas e outros polinizadores: veja 10 espécies para o seu jardim. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: 3 plantas medicinais seguras e fáceis de cultivar em casa

Carregando comentários aguarde...
...