Anúncio

Por que é tão importante ter joaninhas no jardim? Saiba a importância desse inseto

Entenda como funciona o ecossistema do seu jardim e saiba a importância desse inseto para as suas plantas!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 21 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Você sabe por que é tão importante ter joaninhas no seu jardim? Para entender melhor sobre isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar mais detalhes sobre o inseto Coccinellidae que é popularmente conhecido como joaninha e explicar os motivos de ser tão benéfico para as suas plantas e para o ecossistema do seu jardim como um todo.

Continua depois da publicidade

Por que é tão importante ter joaninhas no seu jardim? 

As joaninhas são uma parte essencial do ecossistema do seu jardim. Isso porque, a sua influência vai desde a polinização até a eliminação de pragas, de maneira que elas firmam os ciclos de vidas de muitos microrganismos presentes ali.

Continua depois da publicidade
Por que é tão importante ter joaninhas no seu jardim
Por que é tão importante ter joaninhas no jardim? Saiba a importância desse inseto. Foto: Canva Pro

Leia também: Prepare um adubo caseiro com borra de café extremamente potente e barato

Entendendo a contribuição desses insetos

A polinização não é um papel oficial da joaninha. Porém, o pólen que se gruda em suas patas é espalhado quando ela voa. Fazendo com que o jardim fique mais florido. Sua função principal é a eliminação de outros animais como o pulgão.

Nesse sentido, ela é uma grande predadora de pragas. Em adição, a joaninha se alimenta de fungos e cogumelos. Sua dieta irá variar entre as diferentes espécies existentes. Por outro lado, há animais que são seus predadores.

Aranhas e aves por exemplo, costumam ficar perto de jardins. Assim, poderão caçá-las para se alimentar e alimentar seus filhos. De forma que se cria um ciclo natural autossustentável. Equilibrando, então, o fluxo de vida dos seres que habitam o jardim.

Criando ambientes atrativos para as joaninhas

Antes de tudo, não capture joaninhas à força para o seu jardim. Elas devem sempre vir por vontade própria. Porque sua presença modifica todo o equilíbrio natural do ambiente. Mas existem coisas que você pode fazer para atraí-las.

Não utilize agrotóxicos, nem pesticidas industriais. Se for necessário combater alguma praga, procure por soluções orgânicas. Além disso, tenha uma grande variedade de cores entre as plantas e as flores. Afinal, o pólen também faz parte da sua alimentação.

Sobretudo, há espécies específicas que facilitam a vinda desses animais. Entre elas, podemos citar erva-doce, girassol, hortelã e lírios. Ademais, a medida deve ser, no mínimo, mediana no espaço entre as plantas.

Como é a reprodução e o desenvolvimento das joaninhas?

As joaninhas se reproduzem por meio de fecundação interna. Elas colocam ovos, dos quais nascerão as larvas. Portanto, quando esses insetos se tornam visitantes e habitantes, não saia matando larvas. Elas não são nocivas à saúde humana ou vegetal.

Leva cerca de três semanas até que essas larvas virem pupas. Em seguida, demora mais duas semanas até se transformarem nas joaninhas que conhecemos. Todo esse processo costuma ocorrer durante as estações mais quentes.

Uma fêmea pode botar até um milhar de ovos. Portanto, o aumento da população não tarde muito. É preciso, entretanto, manter um ambiente propício para sua permanência. Seguindo todas as recomendações aqui apresentadas.

Por que é tão importante ter joaninhas no seu jardim
Por que é tão importante ter joaninhas no jardim? Saiba a importância desse inseto. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Leia também: Aprenda a fazer um mini jardim dentro de um apartamento: tenha uma decoração incrível

Carregando comentários aguarde...
...