Anúncio

Qual é o melhor adubo para plantar amendoim? Veja o mais indicado

Veja algumas dicas para realizar a adubação do amendoim e saiba qual tipo de adubo é o mais indicado para essa cultura!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Duque de Caxias, 26 de maio de 2022, por Catarina Carla — Está pensando em cultivar amendoim, mas está com dúvidas sobre qual adubo utilizar? Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar sobre qual é o melhor adubo para plantar amendoim, levando em consideração a produtividade, crescimento e desenvolvimento da planta. Dessa maneira, você poderá produzir amendoins como uma qualidade superior, sem a necessidade de utilizar fertilizantes químicos.

Continua depois da publicidade

Qual é o melhor adubo para plantar amendoim?

Considerado um legume amado por muitos, o amendoim é gostoso e nutritivo. Por isso, planta amendoim em casa não é uma má ideia, sendo a oportunidade de colher esse legume fresquinho e livre do uso de agrotóxicos.

Em relação ao cultivo, é essencial fazer a nutrição da planta e para isso, a adubação certa pode ser definitiva para o sucesso do plantio. Sendo assim, veja abaixo qual é o melhor adubo para plantar amendoim.

Continua depois da publicidade
Melhor adubo plantar amendoim
Qual é o melhor adubo para plantar amendoim? Veja o mais indicado. Foto: Canva Pro

Leia também: O que é o adubo bokashi? Saiba como utilizar em suas plantas de uma maneira incrível

Adubações ricas em cálcio são indispensáveis

Quando planta amendoim, é imprescindível a presença do cálcio . Isso porque, ele garante um crescimento saudável e você pode comprar adubos prontos e ricos em cálcio ou fazer você mesmo em sua casa, utilizando cascas de ovos.

O adubo para amendoim caseiro, você pode fazer pagando cascas de ovos e em seguida, triturá-las até que fique com aspecto de pó. Feito isso, é só colocar sobre o solo e conforme a planta for regada, esse macronutriente será absorvido por ela.

O que acontece se não tiver cálcio

É importante dizer que ao plantar o amendoim havendo a falta de cálcio no solo, isso faz com que sua plantação não se desenvolva, e por consequência acabe morrendo. Por isso, independente de ter outros tipos de adubação, o cálcio não pode ser dispensado.

A adubação fosfatada: um dos melhores adubos para plantar amendoim

Dessa forma, quando se trata de fósforo o solo brasileiro fica devendo. Por isso, uma adubação fosfatada, ou seja, rica em fósforo, pode ajudar o seu pé de amendoim a ter um desenvolvimento saudável.

Benefícios do fósforo

Ao plantar amendoim, o fósforo ajuda a manter um crescimento acelerado. Portanto ter um adubo rico em fósforo irá fazer com que a sua planta se desenvolva mais rápido, e por consequência, produza legumes de forma mais intensificada. Além disso, a falta desse componente, pode fazer com que sua plantação demore mais para crescer, e fique frágil.

Logo você pode correr o risco de perder a plantação, precisando recomeçar o processo.

Onde encontrar e como aplicar um adubo fosfatado?

A princípio, você pode encontrar adubações com base em fósforo em lojas agropecuárias ou de plantas. No mercado, é possível encontrá-lo por vários preços e optar por aquele que for melhor para o seu bolso.

A adubação também pode ser feita com cascas de ovos porque além de ricas em cálcio, também são ricas em fósforo. Logo elas podem ser a receita completa e mais econômica para o seu plantio.

Melhor adubo plantar amendoim
Qual é o melhor adubo para plantar amendoim? Veja o mais indicado. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Adubo certeiro para alface: descubra qual é o ideal para as necessidades da hortaliça

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...